sexta-feira, 11 de julho de 2014

A piscina de natação


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Antes de sabermos como funcionam as provas e cada modalidade de nado da natação, vamos conhecer como é o local onde os atletas têm que realizar as provas que é a piscina.

- Existem dois tipos de piscina nas quais as provas são realizadas. A de 25 metros e a de 50 metros (Ver fotos). Na piscina curta (25 metros) a única diferença entre uma e outra é a sua extensão. As demais medidas da piscina curta são iguais a piscina de 50 metros.


- Baseando-se então na piscina olímpica, ou então, 50 metros, em seu comprimento, há uma tolerância de até 3 centímetros em ambas as cabeceiras, quando da utilização de placas de equipamento eletrônico, usadas para a batida dos nadadores a cada final de prova. Após a colocação destas placas, o espaço restante entre uma extremidade a outra da piscina, deve medir exatos 50 metros. A profundidade mínima de uma piscina de natação deve ser de 1,35 metros da cabeceira principal em que hajam blocos de partida. Nos restante da piscina, a sua profundidade deve ser de 2 metros ou mais.


- As raias têm que apresentarem uma largura mínima de 2,5 metros cada. No lado de fora das raias de números 1 e 8 deve haver uma sobra de 50 centímetros e uma divisória de raia separando esses espaços das respectivas raias (foto abaixo).

- As divisórias das raias, as cordas flutuantes, ficam estendidas por todo o comprimento da piscina e devem permanecer presas às cabeceiras por suportes reforçados.


- Os blocos de partida (foto abaixo), de onde saltam os atletas para a água, tem altura acima da superfície da água que pode variar de 50 a 75 centímetros. A área da superfície do bloco de partida deve ter pelo menos 50 centímetros de largura por 50 centímetros de comprimento e estar revestida com material antiderrapante. A inclinação máxima deste bloco não pode ser superior a 10 graus.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Saiba mais sobre reações de partida na Natação


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

http://rogerioromero.ig.com.br/wp-content/uploads/2012/04/52t8pucyvdu0d0zzus6euoqdf.jpg

O intervalo entre o sinal de partida e o primeiro movimento do atleta pode ser considerado como tempo de reação. Esse intervalo de tempo deve ser encurtado somente mediante o sinal de partida. A saída da natação, sobretudo em provas de velocidade e revezamento, pode ser comparada à largada e à saída de outros esportes, como o atletismo, por exemplo, pois quanto mais curta a prova, mais significativa poderá ser a influência da reação

A concentração do atleta no sinal de partida, e não nos movimentos de saída, gera tempos de reação mais rápidos, pois isso acontece porque o cérebro funciona como um computador ao reagir mais lentamente quando há necessidade de processar maior número de informações. Ao levarmos esse assunto à prática, podemos observar que os atletas tomam mais tempo para reagir depois de ser soado o sinal de partida se eles estiverem mais concentrados no movimento que irão executar durante o mergulho.

Se conseguir se concentrar exclusivamente no sinal de partida, seus tempos de reação poderão sofrer uma redução significativa, porque o processo acontecerá automaticamente.

Pesquisas e tomadas de tempo realizadas em atletas indicam que a diferença de velocidade situa-se entre 0,03 a 0,06 segundos.

Essa técnica pode ser utlizada com mair sucesso se submeterem a aprender a mecânica dos movimentos de saída de forma minuciosa, a ponto de realizarem o gesto sem ter que pensar nele. Afinal, quando fazemos uma simples caminhada, não paramos para pensar em mudar os passos, pois isso ocorre automaticamente.

Nada adiantaria ter uma boa reação se o mergulho não for eficiente, sobretudo em relação ao vôo, entrada na água e deslizamento submerso. Todo o tempo de reação poderá melhorar um pouco se o nadador conseguir se concentrar apenas nos elementos do mergulho que estão incorretos, e não na seqüência toda de movimentos.

Alguns exercícios podem ser aplicados para treinarmos a reação nos atletas como, por exemplo:

1- O atleta se posiciona e o técnico executa uma palma como sinal, repete com sinal de apito, repete com um comando de voz.

2- O atleta se posiciona e o técnico define um dos sinais, como por exemplo o apito, e antes de executálo usa o som de uma palma, o comando de voz, etc, mas o atleta só poderá sair no som definido, no caso o apito.

3- O atleta se posiciona com um flutuador em umas das mãos, joga o mesmo para trás sobre o ombro e assim que ouvi-lo tocar no solo executa a saída.

4- O atleta se posiciona e o técnico mantém um som ligado com músicas variadas, ao parar o som o atleta executa a saída.

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Como ensinar crianças a mergulhar para competições de natação


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Como ensinar crianças a mergulhar para competições de natação
Cair de barriga é a última coisa você que quer que aconteça ao ensinar uma criança como saltar do bloco de partida e mergulhar corretamente em competições de natação. De acordo com o site "CoachesInfo.com", um bom salto inicial é fundamental para se conseguir a vitória em distâncias curtas  como a 50 m livre, podendo contribuir em 30% do percurso total. Guie seus jovens nadadores para que aprendam a aprimorar os seus saltos iniciais com muita prática e empenho.
  1. O nadador tem apenas um objetivo no salto inicial


    Coloque as crianças sobre os blocos de partida da piscina. Mostre-lhes a técnica de mergulho adequada chamando um adolescente que já nada em competições para mostrá-la. As crianças podem vê-la de perto e tentar imitá-la.

  2. Instrua o adolescente para que passe por cada movimento lentamente enquanto explica para as crianças em voz alta. Diga por exemplo: "Ele agora está colocando seu pé de apoio à frente e, em seguida, colocando as duas mãos para baixo, sobre o bloco".
  3. Ensine as crianças a subirem no bloco e a realizarem cada movimento conforme mostrado. Junte a todas para que tentem imitar a forma adequada. Deixe-as praticar enquanto as supervisiona. Pergunte-lhes se possuem alguma dúvida.
  4. Se for possivel, grave as crianças praticando seus saltos depois de algumas sessões. Após o treino, veja as gravações juntos para mostrar e explicar a elas como melhorar seus mergulhos. Exiba também vídeos de nadadores olímpicos que possuem excelentes habilidades de mergulho.
  5. Realize uma competição durantes os treinos onde as crianças possam realizar seus mergulhos e se preparar para a competição real. Discuta como está o desempenho de cada uma e ajude-as caso precisem ajustar seu salto.

Dicas & Advertências

  • A paciência é uma importante virtude quando se trata de ensinar esportes às crianças. Elas precisarão de muita prática antes de um bom desempenho.
  • Pratique diferentes tipos de saída, como a clássica ou a "agarre", encontrando a melhor que se adapte a cada criança.
  • Deixe que as crianças errem bastante para aprender com seus erros.
  • Não seja tão exigente ou crítico com as crianças. Quanto mais jovem é a criança, mais deve tentar se divertir dentro da piscina.

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente: