quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Nadadeiras na Natação e no Mergulho


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Nadadeira Spartan Preto - Tam M - Nautika

A nadadeira é feita para facilitar a vida do nadador ou mergulhador. Portanto, use e nade com maior velocidade com a Nadadeira de mergulho da Nautika.

Esta Nadadeira é fabricada dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade que você já viu, sendo um ótimo e perfeito acessório para a prática do mergulho.
A Nadadeira Spartan da Nautika, possui um novo design mais anatômico e hidrodinâmico.

Cada vez mais e mais pessoas estão aderindo ao mergulho e usando nadadeira na natação.

Clique aqui para maiores informações sobre essa nadadeira.

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terça-feira, 20 de outubro de 2015

Vamos curtir a página "Eu Amo Natação" no Facebook?


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Manual para Professor de Natação


Fizemos uma parceria com a página "Eu Amo Natação" no Facebook

A administradora da página nos procurou para tal parceira e como nosso blog é sobre a Natação e o seu treinamento, voltado para praticantes ou profissionais de Natação, achamos que seria uma boa, já que  página tem a intenção de oferecer aos seus curtidores informações sobre esse esporte que tanto amamos.

Então, a dica boa da semana é a curtia da página "Eu Amo Natação" no Facebook

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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Video: Como realizar uma melhor braçada na Natação


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Você quer melhorara sua braçada o crawL?

Assista esse video abaixo que tem exercícios para melhorar a potência muscular, a técnica de braçada com o cotovelo alto, e a finalização mais rápida, consequentemente você vai nadar mais mais rápido, vai chegar mais longe e gastando menos energia.


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sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A respiração no nado crawl


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A respiração em crawl é mais difícil de controlar porque implica a rotação da cabeça alternadamente à direita e à esquerda, o que perturba o equilíbrio da natação.

A inspiração do ar deve ser muito rápida e ocorrer no final da impulsão do braço. A cabeça deve em seguida ser posicionada no prolongamento do corpo mais o mais rapidamente possível. Não é necessário retirar todo o rosto da água, apenas o suficiente para colocar a boca à superfície e poder inspirar.

Também neste caso a expiração é longa, contínua e completa, devendo ter início assim que a cabeça retoma a sua posição dentro de água.

Os ciclos de respiração variam consoante os nadadores e a distância da prova em que participam. Em geral, a inspiração ocorre a cada três passagens alternadas de braços à direita e à esquerda. Alguns nadadores optam por aumentar estes ciclos, de forma a manter uma posição mais eficaz e favorável ao equilíbrio e à progressão.

Para treinos melhores de Natação, eu indico uma promoção especial de duas aulas de Natação e que ganha-se um bride. Clique aqui e saiba mais!


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terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quem nada 1km gasta energia igual a quem corre 5km


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 EU atleta Turibio Nadar e Correr (Foto: Editoria de Arte)

A corrida e a natação são modalidades de grande benefício para a saúde. Apesar de serem semelhantes nos benefícios que proporcionam, apresentam grandes diferenças quando comparamos seus respectivos ajustes fisiológicos. 

A corrida é uma forma de atividade física que podemos considerar ser natural do ser humano. Ninguém precisa aprender a correr, apesar de existirem exercícios educativos para melhorar a eficiência da corrida, corrigindo a biomecânica do movimento e melhorando sua eficiência.

Como já abordado anteriormente nesta coluna, podemos fazer uma previsão aproximada do gasto calórico para correr que costuma ser adequada para esta finalidade. Como poderíamos fazer uma estimativa do gasto calórico da natação? Neste caso, existe uma dificuldade muito maior.

O problema é que enquanto podemos considerar que as diferenças de eficiência mecânica para correr são pequenas, permitindo uma estimativa média, na natação estas diferenças são muito grandes. Ficam muito claras as diferenças de coordenação motora para nadar quando comparamos diferentes indivíduos, ao contrário do andar e correr.

Estudos que procuraram quantificar a eficiência mecânica dos diferentes movimentos chegaram às seguintes estimativas:

Para movimentos que não dependem de aprendizado motor fino, como andar, pedalar e correr, a eficiência mecânica se aproxima de 25%, o que significa que da energia gasta no movimento, 75% se perde como calor e 25% se transforma em trabalho mecânico. 

Na natação, quando consideramos o exemplo de um nadador de elite, com uma técnica apurada, a eficiência mecânica fica entre 7 e 8%. A conclusão é que se gasta de três a quatro vezes mais energia para nadar a mesma distância que se percorre correndo

Isto quando consideramos um nadador de elite. Para um nadador amador, não seria errado considerar que para percorrer a mesma distância nadando em relação à corrida, o gasto de energia é perto de cinco vezes maior.

Assim, num exemplo simples, quem nada mil metros, gasta aproximadamente a mesma quantidade de energia de quem corre 5 mil metros. Vale lembrar que esta diferença pode ser ainda maior quando a técnica da natação for mais pobre prejudicando a eficiência.

Por

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segunda-feira, 17 de agosto de 2015

5 exercícios para o nado peito em crianças


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Natação é boa opção para tratar fibromialgia | Drauzio Varella

Um dos nados que o esporte anda tendo melhor desempenho em competições internacionais é o nado peito.  Então, o plano de aula de hoje vem com 5 exercíos para desenvolver esse nado em crianças.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender as pernadas do nado peito

Aprender a braçada específica do nado peito

Aprender a respiração frontal típica do nado peito

Duração das atividades
100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adaptação ao meio líquido.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Piscina

Materiais. Flutuadores de perna, pranchas, espaguetes.

Atividade 1. Corrida de sapo no fundo (10').             

Distribua as crianças em filas ou raias. A brincadeira é tentarmos atravessar a piscina, pulando como um sapo, tentando aproximar o máximo do fundo.  É uma brincadeira para descontrair, ao mesmo tempo em que exercita a respiração frontal das crianças.     

Atividade 2. Corrida lenta de sapo flutuante (30').

Com pranchas, as crianças devem atravessar a piscina executando a pernada do nado peito, sem correria, sempre na superfície da piscina.

Fonte: nado peito   (acesso em 14/12/2010)

Atividade 3. Cavando a água (30').

Com espaguete ou flutuador de perna, as crianças atravessarão a piscina como se estivessem cavando a água com os braços e mãos. A respiração deve sempre ser frontal. Esse é um exercício que cansa muito as crianças, por isso, deixe que descansem bastante de tempos em tempos.   

Fonte:  nado peito - braçada (acesso em 14/12/2010)

 

Atividade 4. Sapo de barriga para cima (10').

Nessa atividade a ideia é descansar ativamente, porém, nadando outro nado adaptado. Deixe que as crianças nadem em decúbito dorsal, realizando as braçadas do nado costas, mas as pernadas do nado peito. É uma forma divertida e gostosa de descansar nadando.   

Atividade 5. Nado peito (20').

Agora que as crianças já aprenderam os movimentos de braçada e pernada, peça para que nadem da maneira como aprenderam e como conseguirem. Vá corrigindo os movimentos aos poucos, dando retornos constantes para as crianças.



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terça-feira, 4 de agosto de 2015

Características para uma boa saída na Natação


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Há algumas características essenciais para as quais todo professor de Natação deve atentar sempre que estiver trabalhando saídas com seus alunos. Destaco rapidamente as minhas preferidas:

Partidas em Natação

1. Concentração. Natação é detalhe, e a saída é um fundamento especialmente rico em detalhes cruciais. Detalhes exigem concentração: exija silêncio, atenção e observação cuidadosa tanto nas explicações como nos momentos que antecedem cada saída. Nos instantes que antecedem uma saída, ensine que CONCENTRAÇÃO é a hora de esquecer o mundo em volta, de olhar para dentro de si mesmo e repassar mentalmente os detalhes que estão para ser postos em prática.

2. Uso do bloco. Frequentemente os Festivais liberam os nadadores para optar pelo uso do bloco ou não (saída da borda). Insista no uso do bloco. Usá-lo é como usar a filipina do peito ou as viradas olímpicas: não é obrigatório, mas MUITO recomendável, já que representam enorme vantagem para quem os utiliza.

3. Rotina de saída. Numa saída, o procedimento do juiz de saída será sempre o mesmo: a) apito longo, b) comando "às suas marcas" (evite "aos seus lugares", "atenção", "prontos") e c) apito curto (numa competição poderá ser um tiro – principalmente em piscinas abertas – ou outro sinal sonoro eletrônico).

4. Apito longo:

4.1. Nos nados Crawl, Peito e Borbo o nadador deve subir no bloco de saída e tomar duas providências: agarre firme dos dedos do pé da frente na borda anterior do bloco e ligeira flexão do tronco à frente. Esta flexão à frente faz com que o movimento seguinte, no comando "às suas marcas", torne-se mais discreto, rápido e preciso. Em tempo: há poucas dúvidas de que as saídas com afastamento antero-posterior dos pés são as mais rápidas: conquistaram praticamente todos os nadadores de nível internacional e já há trabalhos científicos que comprovam a sua superioridade sobre as saídas com afastamento lateral dos pés.

4.2. No nado Costas: entrada livre na água (pelo amor de Deus, sem segurar em nada na hora do salto) para depois, sem maiores demoras, segurar na barra do nado costas com braços estendidos, cabeça alinhada com o tronco, olhar dirigido para a borda da piscina e pés bem postados na borda (um pé um pouco mais acima que o outro);

5. No comando "às suas marcas": assumir uma posição final de saída que seja equilibrada e imóvel (sem tremedeiras, oscilações ou desequilíbrios à frente) e se possível em apneia inspiratória.

6. Apito curto: num movimento o mais rápido possível ("explosivo") o nadador deve desprender-se do bloco ou da borda da piscina num mergulho vigoroso e com forte expiração nasal para evitar-se o encharcamento do nariz.

7. Última forma: instrua seus alunos que, no caso de qualquer eventualidade ou irregularidade antes do apito curto, o juiz de saída poderá dar o comando de voz "'ultima forma". Neste caso todos devem descer dos blocos, relaxar e aguardar uma nova saída desde o início (apito longo).

8. Boa saída é um bom início: deixe claro que uma boa prova se inicia com uma boa saída. Aliás, uma boa prova é a soma de uma boa saída, boa transição saída/nado, bom desenvolvimento do nado em si, e finalmente uma boa chegada.

Fonte


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sexta-feira, 19 de junho de 2015

Natalie Coughlin dá dicas para boa pernada submersa


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 Natação - Portal Sesc RJ

Por Natalie Coughlin, recordista mundial dos 100 costas em piscina longa e curta e uma das maiores especialistas no trabalho de pernada submersa e Misty Hyman, ex-campeã olímpica dos 200 borboleta e especialista na pernada submersa lateral.

3 elementos chaves para uma boa pernada submersa

  • correta posição do corpo embaixo d'água
  • a força gerada pela pernada tem origem no núcleo do corpo
  • a pernada deve ser pequena e controlada

Natalie Coughlin reforça a idéia de "não só bater a perna dos joelhos ou pés". O movimento é mais do que uma simples batida de perna, é um movimento completo do corpo envolvido na propulsão. É como se você estivesse dando uma chicotada. Assim, uma simples quebra de punho na chicotada, fará muita diferença na parte final do chicote. É o mesmo com relação ao corpo que terminará com uma batida mais forte ao final do movimento.


Sempre comece o movimento com uma posição perfeita de streamline. Os pés podem estar levemente separados. A propulsão vem tanto da ação da pernada para baixo (flexão e extensão da pernada) como para cima (utilizando as costas, glúteos e os músculos adutores).

Evitando a resistência maior da superfície, grande parte da elite mundial tem se mantido até a linha dos 15 metros nas saídas e viradas dos diferentes nados e distâncias. Alguns mais, outros menos.

Saber até onde ficar embaixo d'água é também uma grande vantagem para o atleta. Quando a pernada ou a intensidade da mesma for decrescendo, ou a perda da capacidade de propulsão pela própria falta de oxigênio são momentos que determinam o fim da ação submersa para a subida do nadador.

Muito importante também, é a transição da pernada submersa para o início de nado. A troca de ações e início de uma nova fase propulsiva é determinante em muitos atletas a nível de performance.

Ser consistente em treinamento é imperativo. Primeiro determinar o número de pernadas a ser executada a cada virada ou saída de borda, e depois se comprometer com este número e praticar constantemente durante todas as séries do treinamento. Gradualmente este número pode ser acrescido de mais pernadas.

 

Misty Hyman em competição chegava aos 15 metros com 11 pernadas submersas. Assim, durante o treinamento ela fazia duas a mais do que o previsto, ou seja, 13 pernadas. Este "bonus" deu a nadadora uma melhor condição de administrar seu esforço.

Sugestão de educativo:

Com pés de pato, 4 séries de 5 vezes 25 metros submerso em 30 segundos. A cada série tirar um extra 30 segundos. Respire se for necessário, mas gradualmente vá incrementando sua capacidade respiratória até que você consiga fazer a série toda sem respirar. Também pratique 25 metros em pernada submersa na posição de costas.

Dica de Natalie Coughlin:

Para uma melhor resistência respiratória ao bater pernada de borboleta na posição de costas, utilize a parte superior da boca para ajudar a bloquer o seu nariz. A contração da região ajuda a manter o movimento por uma distância e um tempo maior.

 

Publicado na edição de Janeiro/Fevereiro de 2007 da Revista Splash Magazine da USA Swimming. Tradução e adaptação de Alex Pussieldi.


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segunda-feira, 6 de abril de 2015

Japonesa de 100 anos bate recorde mundial de natação


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M
ieko Nagaoka, uma japonesa que acaba de completar 100 anos, conseguiu concluir uma prova de 1.500 metros nado livre em piscina curta, uma façanha que nenhuma pessoa com esta idade havia conseguido.

Competidora na categoria de 100 a 104 anos, Nagaoka completou a prova em 1 hora, 15 minutos  e 54 segundos, no sábado, em Ehime, oeste do país. Ela recebeu o apoio do público durante toda a prova.

Como comparação, o recorde da prova pertence à americana Katie Ledecky, de apenas 18 anos, 82 a menos que Nagaoka, com o tempo de 15 minutos, 28 segundos e 36 centésimos.

A anciã espera agora que o Guinness World Records homologue sua proeza, mas não pensa em parar com a natação.

"Quero nadar até os 105 anos se conseguir viver tudo isto", disse à agência Kyodo.

Nagaoka só começou a nadar aos 80 anos, como parte da fisioterapia para um joelho, segundo a agência. Ela tomou gosto pelo esporte e não parou de colecionar marcas expressivas. Aos 99 anos completou os 1.500 metros em uma piscina olímpica e no ano passado publicou um livro sobre suas proezas esportivas, com o título "Tenho 100 anos e sou a nadadora mais ativa do mundo".

Em setembro do ano passado, o Japão tinha quase 59.000 pessoas com mais de 100 anos registradas, 87% mulheres, segundo o ministério da Saúde.

Fonte: JL/AFP

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quarta-feira, 11 de março de 2015

Michael Phelps treina em clube em São Paulo


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Michael Phelps treinando em São Paulo (Foto: Divulgação)

Enquanto ensaia o seu retorno às competições, Michael Phelps segue cumprindo compromissos com seus patrocinadores ao redor do mundo. De volta ao Brasil, o americano vai participar nesta quarta-feira de um evento em um shopping na capital paulista. Antes disso, porém, o maior atleta olímpico da história não abriu mão dos treinos e nadou no Clube Hebraica, em São Paulo.

Michael Phelps, que chegou à capital paulista nesta manhã, está suspenso pela Federação Americana de Natação até o dia 6 de abril. O nadador foi punido após ter sido detido alcoolizado pela polícia de Baltimore, em outubro do ano passado.

O retorno às competições de Phelps está programado para a semana seguinte, no Arena Pro Swim Series, em Mesa, no Arizona. O americano, no entanto, não tem perdido tempo e está treinando os sete dias da semana. Na última semana, a imprensa americana afirmou que há possibilidade do nadador disputar o Mundial de Kazan, em agosto.

Em 2012 e 2013, Michael Phelps esteve no Brasil. Nas duas oportunidades, o americano visitou o país a convite de seus patrocinadores e participou de atividades com crianças de projetos sociais em comunidades carentes do Rio de Janeiro.


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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

4 educativos para fazer em piscinas curtas


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Natação para Crianças na Mazzei
 

Para voltar aos treinos na academia com o condicionamento em dia, veja dicas de exercícios que podem ser feitos em piscinas menores, de 12,5 m, 15 m ou 20 m.

Mesmo que a piscina seja curta não há motivo para se preocupar. Os treinos podem ser eficientes e intensos da mesma maneira. A seguir, veja algumas dicas de exercícios para piscinas de 12,5 m, 15 m ou 20 m.
 

1-Exercícios na borda da piscina
Aproveite para executar exercícios de borda, como abdominais, flexão de braço, além de exercícios para o tríceps e lombar. Dessa forma, a musculatura não sofre tanto e você ainda consegue turbinar seu treino.
 

2-Elástico
O uso do elástico é uma boa pedida. Você pode prendê-lo na escadinha da piscina, ou em qualquer local fixo e seguro, para realizar fora da piscina os movimentos de braçadas de todos os estilos de nado.
 

3-Acessórios para natação
O uso do parachute é muito comum hoje em dia. Basicamente é um paraquedas pequeno que se prende a cintura para aumentar o arrasto na natação. Já o elástico preso a borda e a cintura do nadador serve para realizar o nado estacionário, que também é excelente alternativa para piscinas muito curtas.
 

4-Treino de potência
Outra estratégia de treino interessante para este tipo de piscina são séries de potência (tiros curtos com alta intensidade). 


(Fonte: Wanderley Santos, professor da academia Cia. Athletica, unidade MorumbiShopping – São Paulo)


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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dicas para professores aplicar na sua aula de Natação


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A didática do professor é muito importante para que seus alunos possam desenvolver um melhor aprendizado no meio líquido. É claro que a forma de ensinar é pessoal e é feita de acordo com observações e experiências de vida do professor.

Porem, segue algumas dicas que devem ser levadas em conta:

- De vez em quando o professor deverá tirar o boné e os óculos e olhar seus alunos nos olhos ; isso é muito importante, do contrário muitos alunos nem o reconhecerão se encontrá-lo na rua;
- Nunca falar com os alunos de costas para você;
- Estar sempre preparado para entrar na piscina;
- Iniciantes precisam do professor junto dentro d'água na maior parte do tempo;
- É sempre o professor quem fica de frente para o sol, nunca os alunos;
- Variar a posição de ensino ao redor da piscina;
- Observar o tom de voz para que não fique nem muito alto para os que estão perto e nem muito baixo para os alunos mais distantes;
- Caso o professor proponha alguma atividade em círculo, deverá explicá-la antes da formação do mesmo ou formar o círculo incluindo-se nele, para só então dar as instruções;
- Falar pouco: explicações muito longas são cansativas e confusas;
- O material na borda da piscina deverá estar sempre organizado;
- Nunca jogar o material aos alunos e sim, entregar a eles;
- Usar roupas justas, pois casacos e moletons largos impedem que os alunos identifiquem o movimento feito pelo professor;
- Usar o efeito "espelho" quando estiver de frente para os alunos;
- Nunca dar aulas com o tênis ou outro calçado utilizado para caminhar na rua; tenha de preferência um par de chinelos específicos para ser utilizado na borda da piscina, o que garantirá a higiene da mesma;
- Evitar ficar só de sunga ou maiô na borda da piscina ( a não ser que precise entrar na água em algum momento durante a aula) pois a visão dos alunos de baixo para cima pode não ser agradável nessa situação;
- O professor deverá estar centrado na aula em 100% do tempo; são incabíveis atitudes como comer na borda da piscina, conversar com colegas de trabalho, lixar unhas, ler ou descolorir os pelos durante a aula, mesmo que se trate de uma turma de alunos avançados. Sempre há o que corrigir, mudar , incentivar ;
- Experimente utilizar músicas em suas aulas, mesmo com adultos: o resultado é sensacional;
- Seja sempre pontual e nunca acabe as aulas antes do tempo previsto, em situações normais;
- Prepare suas aulas sempre, ainda depois de 30 anos de trabalho isso é necessário;
- Quando for substituir um colega, procure saber antes quem são os alunos daquela turma, que tipo de trabalho vem sendo feito com eles e os caso "especiais" ;


Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 


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