quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Thiago Pereira assegura ouro nos 400m medley do José Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Um dia depois de ganhar a disputa pelo ouro nos 200 metros costas, Thiago Pereira confirmou o seu favoritismo nesta quarta-feira ao ganhar a final dos 400 metros medley do Troféu José Finkel, na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O nadador, que defende o Corinthians, ganhou a prova ao cravar o tempo de 4min24s61, bem superior ao do segundo colocado, Renato Barufi, do mesmo clube paulista, que marcou 4min25s52. Diogo Yabe, do Minas, ficou com o bronze (4min27s13).

Foi a segunda medalha de ouro de Thiago Pereira neste José Finkel, no qual o nadador também disputou as semifinais dos 100 metros borboleta nesta quarta. Ele ficou com o quarto melhor tempo das eliminatórias ao cravar 53s64. O mais veloz foi Gabriel Mangabeira, do Pinheiros, com 53s06, seguido por Glauber Silva, do Minas (52s20), e Lucas Salatta, também do clube mineiro (53s54). Kaio Márcio, do Fluminense, ficou em quinto lugar com a marca de 53s70.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cielo vence nos 50m livre no Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Ele é campeão olímpico, bicampeão mundial e campeão pan-americano da prova. E na final dos 50m livre do 40º Troféu Finkel de Natação / Taça Correios, deu a lógica: vitória de Cesar Cielo Filho, do Flamengo, com 21s97, o único a nadar abaixo dos 22 segundos.

- Não esperava um tempo tão bom aqui, principalmente porque não achei que nadei bem na parte técnica. E ainda saí mal. Mas fui crescendo na prova e gostei muito do resultado – disse Cielo, que elogiou também seu companheiro de clube, Nicholas Santos, segundo colocado com 22s28, "não se pode vacilar com o velhinho. Travar uma luta com ele foi bem legal e deu um gás pros dois. Ele nadou bem, na cada dos 22s baixo e ainda deve abaixar isto". O que foi confirmado pelo próprio Nicholas.

- Meu tempo foi dentro do que esperava para esta competição depois de um período parado. Mas no Open de dezembro, no Rio de Janeiro e portanto no nível do mar, e mais preparado, o desempenho deve ser melhor – concluiu Nicholas. O bronze ficou com Bruno Fratus, do Pinheiros, 22s57.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Joanna Maranhão troca Minas por Fla


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

De um dia para o outro, o chão se abriu. Joanna Maranhão se viu sem seu técnico, dispensado pelo Minas, e tinha pouco tempo para decidir que rumo deveria tomar. Passou a mão no telefone e fez o que pôde para convencer Rosane Carneiro a voltar para a borda da piscina. No finalzinho de 2009, a parceria bem-sucedida entre a treinadora e Kaio Márcio Almeida foi rompida e ela passou a acompanhar a natação de longe. Apesar da resistência, resolveu ceder ao apelo da amiga para um período de experiência. Um problema estava resolvido, mas ainda faltava outro: que clube defender.

O caminho escolhido fica a uma hora de avião de Belo Horizonte, cidade onde a nadadora tem residência fixa. Há um mês e meio, Joanna se divide entre períodos de treinos em Minas e no Rio, endereço de Rosane e do Flamengo.

- Ela me ligou. O sapato estava apertando, né? Aí ela me disse que queria fazer o índice olímpico. Resisti um pouco para aceitar. Pensei um tempo. Falei a ela que íamos fazer uma experiência. Somos amigas fora da borda da piscina e ela está precisando de mim. Mas hoje já consigo imaginá-la em Londres – disse a técnica.

Joanna quer mais que estar na delegação que irá aos Jogos. Sonha estar novamente em uma final olímpica. Como a de Atenas-2004, que lhe rendeu a quinta colocação nos 400m medley.

Mudança de clube
Fiquei muito triste com a saída do Vanza (o técnico Fernando Vanzella). Eu não tinha ido muito bem no Maria Lenk e conversamos. Eu queria tentar fazer o índice olímpico de novo e resolvi começar uma dieta e comecei a me motivar. Quinze dias antes dos Jogos Mundiais Militares ele foi mandado embora do Minas. Eu perdi o chão e só chorava. Conversei com o Minas para saber o que iam fazer e me disseram que manteriam os outros treinadores e que depois pretendiam trazer um técnico estrangeiro. Respeito a opção deles, mas para mim não deu certo a experiência que tive com treinador estrangeiro quando fui para os Estados Unidos. Então, liguei para o Flamengo para saber a possibilidade de defender a equipe. Eu tinha a carta liberatória do Minas e do Exército dizendo que estou lotada no Rio, o que é permitido pela regra de transferência. Sou grata ao Minas por tudo o que fez por mim.

joana maranhão mãe natação   (Foto: Satiro Sodré/Agif)Joanna Maranhão ao lado de Rosana Carneiro, sua nova treinadora (Foto: Satiro Sodré/Agif)

Comando feminino
É a primeira vez que treino com uma mulher. Rosane é minha amiga e está sendo ótimo para mim. Sempre tive vontade de trabalhar com ela porque o trabalho que ela fez com o Kaio Márcio dispensa comentários. Nós fazemos muitas coisas juntas nas horas vagas e nos conhecemos bem. Por um lado vai ser bom pela liberdade que temos, mas não podemos ultrapassar limites para não atrapalhar. As duas terão que ser maduras.

Estrutura de treinamento
Eu disse ao Flamengo que não podia sair de Belo Horizonte porque comprei um apartamento aqui. E tem o Lu também (Luciano Correa, judoca do Minas, da seleção e namorado). Fico uns dez dias aqui e sete no Rio. Quando estou em Belo Horizonte treino na piscina da UFMG e faço parte física com o antigo preparador do Minas. Quando vou para lá, o treinamento é na Escola Naval porque a Rosane não é funcionária do Flamengo.

Planejamento
Em janeiro, que é um mês morto, queremos ir para os Estados Unidos para um período de treinos. Estamos procurando um clube e, enquanto os outros vão estar enchendo a cara, eu vou estar treinando. Estou pensando também em treinar em altitude. Estou muito motivada. O Flamengo me recebeu de braços abertos e achei muito bacana o esforço deles para resolver tudo tão rapidamente.

Londres
Já perdi 7kg sem passar fome. Aqui no Finkel consegui vencer os 800m livre, prova que tem a Poliana Okimoto que eu admiro muito. Hoje não penso só em fazer o índice olímpico, mas sim em nadar muito abaixo deles para poder brigar por uma final nos Jogos. Vão dizer que não estou entre as 20 primeiras do ranking, só que eu sei o caminho e o que preciso para fazer o índice. E vou fazer!


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fabíola Molina conquista 60º pódio e 40ª vitória no Troféu José Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Nesta terça-feira, a nadadora do Minas Fabíola Molina conquistou seu 60º pódio da carreira no Troféu José Finkel, e o 40º primeiro lugar. Esses são os números atingidos pela nadadora na competição deste ano realizada em Belo Horizonte. A nadadora venceu os 200m costas, prova que não é especialidade dela (os 100m costas), e comemorou duplamente: a marca expressiva na competição e, ainda, a própria superação.

- A conta do Finkel acho que é o 60º pódio. Título, provavelmente, foi o de número 40. E olha que foi nadando em uma prova que não é muito minha especialidade, fiz meu melhor tempo, então estou muito satisfeita.

Para vencer essa prova, Fabíola conta que a disciplina durante os treinamentos é o principal ingrediente.

- Os 200 é uma prova difícil de nadar. Quem é nadador de 200m já não gosta muito, e quem é de 100, menos ainda. Eu não faço treino para os 200m, mas faço uma parte aeróbica, sou disciplinada e sei que tenho que nadar os 200m pelo Minas. Sinto dificuldade de achar o ritmo certo.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Thiago Pereira e Joanna Maranhão faturam ouro no Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Dois dos principais nadadores do Brasil na atualidade, Thiago Pereira e Joanna Maranhão, conquistaram, nesta terça-feira, medalha de ouro no Troféu José Finkel, que está sendo disputado no Parque Aquático do Minas Tênis, em Belo Horizonte.

Atleta do Corinthians, Thiago Pereira venceu nos 200 m costas com o tempo de 2min00s15. Fernando Ernesto, também do clube alvinegro, e Leonardo Fim, do Minas, completaram o pódio.

Versátil, Pereira (que já tem índices para o Pan-Americano de Guadalajara e para as Olimpíadas de Londres) disputará também os 100 m borboleta, os 400 m medley e o revezamento.

Já Joanna, recém-contratada pelo Flamengo, foi a mais rápida nos 800 m estilo livre. A marca que a levou ao posto mais alto do pódio foi 8min49s51. Outros flamenguistas que obtiveram medalhas foram Henrique Barbosa e Thiago Parravicini - ouro e prata, respectivamente, na prova dos 200 m peito.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

CBDA admite que houve confusão do árbitro no episódio das bermudas


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
As falhas com placar eletrônico, bloco de partida e a proibição do uso de alguns modelos de bermudas durante a final masculina dos 200m costas no Troféu José Finkel geraram críticas dos atletas e provocaram uma reunião técnica. Ao final dela, o superintendente técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura, admitiu que houve uma confusão por parte do árbitro que fica no banco de controle checando os maiôs e bermudas dos atletas para saber se as peças são dos modelos permitidos pela Federação Internacional, que no fim de 2009 proibiu o uso de trajes tecnológicos.

- Acho que houve um pouquinho de intempestividade de ambos os lados. Não chamo de falha, mas o árbitro se confundiu. A situação podia ter sido resolvida antes, se o árbitro geral tivesse sido avisado com antecedência. Mas ali se tem poucos segundos para decidir – disse o dirigente.

Além de ter pedido uma listagem mais detalhada com as etiquetas e modelos permitidos, ele acredita que haverá a necessidade de aumentar o número de profissionais que trabalham na área. Nos dois primeiros dias do torneio, dois árbitros são responsáveis pela função. Para ilustrar as falhas com o bloco e o placar eletrônico, que fizeram os envolvidos nadarem novamente após o fim da etapa, Ricardo cita episódios semelhantes ocorridos em Mundiais e Olimpíadas.

- Isso está sujeito a acontecer e você tem que estar pronto para lidar com os problemas.

Ele acredita que a tendência no Brasil e no mundo é que haja um aumento de pessoas trabalhando nas competições para minimizar erros.

- Isso está sendo conversado com a Fina. Ou se libera mais as regras ou aumenta o número de pessoas nos eventos para funcionar de forma mais detalhada. Mas com o aumento, haverá cada vez mais uma necessidade de monitoramento e gerenciamento de pessoal e isso é complicado. Mas estamos buscando a evolução e tentando criar condições técnicas para grandes eventos. Estamos andando.

Um dos pontos positivos nessa caminhada, segundo o dirigente, foi a compra dos blocos da Omega, que são utilizados nas maiores competições do mundo. A importação foi feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

- Eles nos informaram que já estão no Parque Aquático Maria Lenk. E isso vai nos fazer criar uma ações para que os atletas possam treinar nesses blocos. A adaptação não é do dia para a noite. Então, devemos promover clínicas e treinos da seleção no Maria Lenk.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cielo, Santos e Fratus vão à final dos 50 m no José Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Na manha desta terça-feira, Cesar Cielo, nadador brasileiro, avançou à final dos 50 m livres no Troféu José Finkel. Após um desempenho mediano na eliminatória da noite da última segunda-feira, ele se esforçou um pouco mais e obteve a marca de 22s73, melhor tempo na primeira semifinal. Nicholas Santos foi o primeiro da segunda semifinal com o melhor tempo no geral.

Competindo pelo Flamengo, Cielo não nadou com força máxima, mas fechou os 50 m com o ainda modesto tempo que lhe rendeu a primeira colocação na sua prova. Nesta segunda-feira, ele foi o segundo no qualificatório com o tempo de 22s92.

O segundo colocado foi o agora rival direto Bruno Fratus, do Pinheiros (que também integra a Seleção Brasileira), com 22s89. André Daudt foi o terceiro, com 23s16.

Sem se poupar como Cielo, Nicholas Santos é outro garantido na final, após confirmar o favoritismo e conseguir o melhor tempo do geral, com 22s62. Para o campeão olímpico, o companheiro de clube no Flamengo será um rival indigesto na final.

"Fiz a prova com a parte técnica do jeito que quero fazer nesta quarta-feira. Dei uma poupadinha porque não estou buscando tempo. Nada além de conquistar o máximo de pontos para o Flamengo. Vai ser difícil com o Nicholas na quarta-feira, e vou precisar tirar um pouco mais. De qualquer forma, estou só treinando", afirmou.

A final dos 50m livre do Troféu José Finkel de natação será na manhã desta quarta-feira (31), a partir de 10h00 (de Brasília).


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Kaio Márcio alcança índice para Londres


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Principal nadador brasileiro do estilo borboleta, Henrique Barbosa Almeida conseguiu atingir o índice para os Jogos Olímpicos de Londres, e agora torce para não ter a marca superada por nenhum outro atleta do país para ir à Inglaterra no próximo ano.

Kaio conseguiu as marcas nas provas dos 100 m e 200 m da modalidade. De acordo com os critérios divulgados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, ele e mais nove atletas já podem torcer para não perder suas vagas em na Olimpíada de Londres.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Henrique Barbosa é ouro nos 200 m peito no Troféu José Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Nos 200 m peito, o ouro ficou com Henrique Barbosa, que defende o Flamengo. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

O nadador Henrique Barbosa confirmou o favoritismo e venceu a final dos 200 m peito do Troféu José Finkel. Nas piscinas do Minas Tennis Clube, em Belo Horizonte, o atleta garantiu a medalha de ouro para o Flamengo ao vencer a prova apenas na batida de mão, ao ser apenas 26 centésimos mais veloz que o segundo colocado.

Henrique conseguiu a marca de 2min15s12, melhorando o tempo obtido na semifinal e subindo ao lugar mais alto do pódio. Tiago Parravicini obteve a prata com 2min15s38, e Felipe Ferreira Lima faturou o bronze, nadando a 2min16s29.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Lista de nnadadores selecionados para o Pan 2011


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
 . Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

Cesar Cielo é o principal nome do Brasil para os Jogos Panamericanos de Guadalajara
Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), divulgou nesta terça-feira os nadadores brasileiros selecionados para os jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que será disputado de 15 a 22 de outubro. A equipe tem 40 atletas, sendo 19 deles homens e 21 mulheres, quatro a mais do que nos Jogos do Rio de Janeiro em 2007.

Na história dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil já conquistou 134 medalhas na natação, 32 delas foram ouros, 39 pratas e 63 bronzes. O desempenho no Rio de Janeiro, em 2007, foi o melhor da história: 25 pódios para os brasileiros, sendo 10 de ouro, seis de prata e nove de bronze.

Confira os selecionados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara:

Masculino
André Schultz
Bruno Fratus
Cesar Cielo
Diogo Yabe
Felipe França
Felpe Lima
Gabriel Mangabeira
Giuliano Rocco
Guilherme Guido
Henrique Rodrigues
Kaio Márcio
Leonardo de Deus
Lucas Kanieski
Luís Rogério Arapiraca
Marcos Macedo
Nicolas Santos
Rodrigo Castro
Thales Cerdeira
Thiago Pereira

Feminino
Ana Cláudia Araújo Santos
Carolina Mussi
Daiene Dias
Daynara Paula
Etiene Medeiros
Fabíola Molina
Fernanda Alvarenga
Flávia Cazziolato
Gabriella Rocha
Gabriella Silva
Gracielle Herman
Jéssica Cavalheiro
Joanna Maranhão
Larissa Cieslak
Manuela Lyrio
Michelle Lenhardt
Michelle Schmidt
Sarah Correa
Tatiana Lemos
Tatiane Sakemi
Thammy Ventorin


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Thiago Pereira vence 200m costas no José Finkel; Fabíola Molina leva no feminino


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Thiago Pereira conquistou nesta terça-feira a sua primeira medalha de ouro no Troféu José Finkel, que está sendo realizado em Belo Horizonte. O nadador do Corinthians confirmou o seu favoritismo e venceu a prova dos 200 metros costas, com o tempo de 2min00s15.

Apesar do triunfo, Thiago Pereira, que usa a disputa como preparação para os Jogos Pan-Americanos, revelou que o objetivo era nadar a distância em menos de 2 minutos. "O Albertinho (técnico Alberto Silva) me pediu um 1m59, só que não deu. Mas o tempo foi bom, e foi um bom treino para o Pan de Guadalajara", disse.

A versão feminina dos 200 metros costas foi vencida por Fabíola Molina, do Minas Tênis, com 2min14s08. Ela superou Fernanda Alvarenga, que é a recordista sul-americana.

"Fiquei muito tempo sem nadar os 200. Acabei nadando no último Maria Lenk e terminei em segundo, atrás de uma estrangeira. Mas só nado mesmo para ajudar o clube, pois por opção preferia não nadar. Mas quando caio na piscina, sempre me esforço para dar o melhor e fui bem hoje", afirmou Fabíola.

Henrique Barbosa, do Flamengo, venceu a disputa dos 200 metros peito, com o tempo de 2min16s12. A versão feminina da prova foi vencida por Michele Schmidt, do Corinthians/São Bernardo, em 2min37s34. "Só queria nadar e vencer. Tempo bom sabia que seria difícil, pois fiquei cerca de três semanas parada com uma viagem à China no meio. E este tempo sem treinar, prejudica", disse Henrique.

A argentina Cecília Biagioli, com o tempo de 8min47s14, venceu a prova dos 800 metros livre pelo Corinthians/São Bernardo. Já o argentino Juan Pereyra, do Minas Tênis, ganhou a disputa dos 1.500 metros livre, com 15min25s45. A holandesa Inge Dekker, do Minas Tênis, se classificou em primeiro lugar para a final dos 50 metros livre com 25s42.

Classificação

Com os resultados desta terça-feira, o Minas Tênis, que sedia o Troféu José Finkel, ocupa o primeiro lugar na classificação geral, com 347,50 pontos. O clube de Belo Horizonte não é campeão da disputa desde 1998. O Corinthians/São Bernardo ocupa a segunda colocação, com 311, e o Flamengo é o terceiro, com 192 pontos.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Programação do Jose Finkel 2011


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Programação:
2º dia – 3ª feira, 30/8
Finais e Semifinais – 10h = 200m peito F e M / 50m livre F e M (semifinal) / 200m costas F e M / 800m livre F (série forte) / 1500m livre M (série forte)
Eliminatórias – 18h = 100m borboleta F e M / 200m livre F e M / 400m medley F e M / 100m peito F e M

3º dia – 4ª feira, 31/8
Finais e Semifinais – 10h = 100m borboleta F e M (semifinal) / 200m livre F e M / 400m medley F e M / 50m livre F e M / 100m peito F e M (semifinal)
Eliminatórias – 18h = 50m costas F e M / 400m livre F e M / 4x50m livre F e M (séries fracas)

4º dia – 5ª feira, 01/9
Finais e Semifinais – 10h = 100m borboleta F e M / 100m peito F e M / 50m costas F e M (semifinal) / 400m livre F e M / 4x50m livre F e M (série forte)
Eliminatórias – 18h = 100m livre F e M / 200m borboleta F e M / 50m peito F e M / 4x200m livre F e M (séries lentas)

5º dia – 6ª feira, 02/9
Finais e Semifinais – 10h = 100m livre F e M (semifinal) / 200m borboleta F e M / 50m peito F e M (semifinal) / 50m costas F e M / 4x200m livre F e M (série forte)
Eliminatórias – 18h = 50m borboleta F e M / 200m medley F e M / 100m costas F e M / 4x100m livre F e M (séries lentas)

6º dia – sábado, 03/9
Finais e Semifinais – 10h = 100m livre F e M / 200m medley F e M / 50m peito F e M / 100m costas F e M (semifinal) / 4x100m livre F e M (série forte)
Eliminatórias – 18h = 1500m livre F (séries lentas) / 800m livre M (séries lentas) / 4x100m medley F e M (séries lentas)

7º dia – domingo, 04/9
Finais e Semifinais – 9h30 = 100m costas F e M / 50m borboleta F e M / 1500m livre F (série forte) / 800m livre M (série forte) / 4x100m medley F e M (série forte)


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cielo avança com segundo tempo no Troféu José Finkel


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Na abertura do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Natação, na tarde desta segunda-feira, em Belo Horizonte, Cesar Cielo já caiu na piscina para a disputa das eliminatórias dos 50 metros livre. E avançou com facilidade para as semifinais da prova, marcadas para acontecer nesta terça, ao fazer o segundo melhor tempo: 22s92. Ele ficou atrás apenas de Nicholas Santos, com 22s62.

"Foi bom para um primeiro dia. Vai ser uma competição dura, em que vou cair na água diversas vezes entre eliminatórias, semifinais e finais, incluindo revezamentos, que são importantes para o clube (Flamengo), por contar pontos em dobro", afirmou Cielo, que acaba de conquistar o bicampeonato mundial dos 50 metros livre, prova em que também é o campeão olímpico e recordista mundial.

"O Cielo nadou para se classificar", disse o técnico do nadador, Alberto Silva. "Para quem disputou o Mundial de Xangai (no final de julho), a orientação é se poupar ao máximo nas eliminatórias, 'economizar' nas semifinais, já que se classificam 16 atletas por prova, e na final fazer o tempo que for possível. Não é hora de falar em tempos, mas de pensar no clube e no pódio."

Na prova feminina dos 50 metros livre, o melhor tempo das eliminatórias foi de Alessandra Marchioro, com 25s61. Já nos 200 metros peito, Renata Sander liderou entre as mulheres (2min37s96) e Henrique Barbosa foi o mais rápido entre os homens (2min15s72). E nos 200 metros costas, os primeiros colocados nesta segunda-feira foram Fernanda Alvarenga (2min20s01) e Fabio Santi (2min01s79).
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

domingo, 28 de agosto de 2011

Troféu José Finkel terá atletas de alto nível


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Depois das emoções do Mundial de Xangai, em julho, a natação brasileira tem um novo encontro na luta contínua contra o cronômetro. Na próxima semana – da tarde de segunda, 29/8, a manhã de domingo, 4/9-, acontece o 40º Troféu José Finkel de Natação/ Taça Correios / Campeonato Brasileiro Absoluto, na piscina do Minas Tênis Clube – parque aquático Itambé, no Minas 1. A competição é mais uma seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Todos os principais nadadores do país estarão presentes, incluindo as duas principais maratonistas do país: Poliana Okimoto, do Corinthians/São Bernardo/SP, e Ana Marcela Cunha, da Unisanta. E ainda haverá novidades de peso vindo de fora. O clube anfitrião contará com os reforços da americana Kimberly Vanderberg e da holandesa Inge Dekker, ambas medalhistas olímpicas e mundiais. Já a Universidade Santa Cecília, a Unisanta, de Santos/SP, virá com as irmãs argentinas Georgina e Virgínia Bardach. Georgina conquistou bronze nos Jogos de Atenas/2004.

O Flamengo traz novamente a espanhola Mireia Belmonte para ajudar o campeão mundial Cesar Cielo e cia. a aumentar ainda mais a pontuação geral. Mireia conquistou três ouros no Mundial em piscina curta de Dubai/2010. O Corinthians, de Thiago Pereira, terá ainda a contribuição da argentina Cecília Biagioli, campeã da Travessia Internacional de Santos (10km), em abril deste ano.

O Esporte Clube Pinheiros, maior vencedor do Troféu com 13 conquistas, e na busca pelo 9º título consecutivo, vem com sua poderosa armada completa, incluindo o campeão mundial dos 50m peito, Felipe França da Silva; o velocista Bruno Fratus, finalista do Mundial de Xangai; e o jovem Arthur Mendes Filho, única medalha sul-americana – bronze nos 100m borboleta – do Mundial Junior de Lima, encerrado neste domingo, 21/8.

Portanto, atrações, novidades e emoção não faltarão no Troféu Finkel 2011, competição que pela primeira vez será realizada na capital mineira.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cielo nadará Jose Finkel por pontos para o Flamengo


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
O velocista Cesar Cielo vai nadar o Troféu José Finkel em ritmo de treinos, mas pensando nos pontos que pode somar para o seu clube, o Flamengo. Cielo não teve descanso após o Mundial de Xangai, em que ganhou duas medalhas de ouro - uma inédita, nos 50 m borboleta, e a outra, nos 50 m livre, veio com o bicampeonato. O próximo compromisso de Cielo será o Pan-Americano de Guadalajara (MEX), em outubro. Está em uma fase pesada de treinamentos e não pode pensar em tempos baixos no 40º Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em Belo Horizonte. O torneio, a partir desta segunda-feira (29/8), segue até o domingo, dia 4 de setembro, nas piscinas do Minas Tênis Clube.

O programa de provas do 40º Troféu José Finkel prevê eliminatórias às 17 horas, no Parque Aquático Itambé, na Unidade I do Minas. Finais e semifinais terão início às 10 horas. No domingo, último dia (4/9) de competições, as finais começam às 9h30. O Troféu José Finkel é a quinta seletiva da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a Olimpíada de Londres/2012. Cielo já tem índices nos 50 m livre (21s52) e nos 100 m livre (48s01), com os tempos obtidos no Mundial de Xangai.

"Vou nadar este Finkel em ritmo de treino. Não tem outro jeito. No caso da natação, não temos como fazer um ciclo muito curto de treinamento (após o Mundial de Xangai), pensando em resultados. Não adianta querer ter sucesso o tempo todo, principalmente nas provas de velocidade, que exigem força. Demora um pouco para achar o pico de força. O treino está voltado para o Pan. O mais importante é marcar o máximo de pontos para o Flamengo e, ao mesmo tempo, treinar o máximo para chegar no Pan em forma novamente", afirmou Cielo, que está inscrito nas provas de velocidade dos estilos livre e borboleta e no revezamento 4x100 m livre do Flamengo.

Para o técnico Alberto Silva, que comanda Cielo e um grupo de nadadores da seleção brasileira no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16), o objetivo do Finkel é mesmo defender o Flamengo. "Eles gostam do clube, estão satisfeitos e felizes e querem defender os pontos", diz, referindo-se a Cesar Cielo e aos nadadores do Flamengo que treinam no grupo. "O Cesão está cansado do Mundial, mas está inscrito nas suas provas e vai nadar pelos pontos para o Flamengo. O tempo de recuperação de cada um é diferente. Uns se recuperam mais rápido; outros, não. Ele terá adversários fortes nas provas de velocidade. Será um campeonato aberto, sem previsões de tempo nem de resultado."

O técnico Albertinho acha que é desnecessário "jogar pressão sobre os caras nesse momento" por resultados. "Mas vão tentar, dentro da competição, buscar o máximo de força pelo Flamengo, sem pressão de tempo."


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Kaio Márcio inicia preparação para o Pan após virose


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Uma virose às vésperas de competir no Mundial de Natação de Xangai, na China, no mês passado, prejudicou o desempenho do paraibano Kaio Márcio, tido como esperança brasileira de medalha no nado borboleta na competição. Águas passadas, ele agora foca suas atenções no Pan de Guadalajara, no México, em outubro, onde vai tentar conseguir índice para as Olimpíadas de Londres, no próximo ano. Para tanto, na próxima segunda-feira ele tem pela frente um teste de luxo como preparação: as disputas do Troféu José Finkel, pela primeira vez disputado em Belo Horizonte (MG), no complexo do Minas Tênis.

Kaio Márcio na natação em Xangai (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

 

Para este ano, toda a preparação de Kaio, que começou ainda no ano passado e que teve direito a um treino em altitude, no México, estava voltada para o Mundial de Xangai. Duas semanas antes de embarcar para a China, no entanto, ele adoeceu e perdeu bastante massa muscular, o que atrapalhou a reta final de preparação e, consequentemente, o desempenho na competição. O paraibano caiu nas semifinais dos 200 metros borboleta e foi eliminado ainda nas baterias eliminatórias dos 100 metros do mesmo estilo.

- Acabou que no final da minha preparação eu fiquei doente, perdi 4kg, perdi massa muscular e não consegui me recuperar a tempo para o Mundial. Talvez tenha sido uma virose. Como eu estava treinando muito, demorei a ficar bom e no ritmo. Eu estava confiante em me recuperar, mas infelizmente, na hora, não me senti bem" - revelou.

Kaio, no Pan, tentará obter índice para Londres 2012. Ele afirma que já tem o necessário para a prova dos 200 metros borboleta, embora a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tenha dito que apenas na próxima semana vai divulgar as marcas mínimas exigidas para os nadadores.

- Eu já tenho o índice nos 200 metros e tenho até maio para tentar o dos 100 metros. Mas quero logo conseguir isto neste Pan. Esse é o meu objetivo - revelou o nadador paraibano.

Mas o Mundial, segundo ele, não foi de todo frustante. O ponto positivo do que vivenciou na China foi ter uma ideia de como estão os seus prováveis adversários no próximo ano, o que ajudará no desenvolvimento da estratégia de preparação para os Jogos, que deve começar cerca de duas semanas após o Pan de Guadalajara.

- Em relação ao Mundial, deu para ter uma ideia de como vai ser as Olimpíadas. Eu não estou muito longe do que eu pretendo fazer nela. É uma meta que dá para buscar, mas não vou revelá-la para gerar expectativa - disse Kaio, que detém a terceira melhor marca do ano nos 200 metros borboleta (1m55s22), conquistado no Troféu Maria Lenk.

O Trofeu José Finkel servirá para avaliar como está a preparação do paraibano após o Mundial e o que falta para Guadalajara. Ele vai competir nas provas dos 50 m, 100m e 200m borboleta. A estreia está prevista para às 17h de terça-feira, nos 100m. Mas avisa que talvez não consiga um resultado tão expressivo.

- Estou voltando agora ao treinamento, vou estar um pouco pesado, talvez não dê para nadar tão rápido - finalizou.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Troféu José Finkel é a quinta seletiva para Londres


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Um dos atletas presentes no Brazil Sports Show foi o nadador Nicholas Santos, medalhista no revezamento 4 x 100 m livre no Pan-Americano do Rio de .... Foto: Léo Pinheiro/Terra/Terra


A lista de competições seletivas e os índices da natação para os Jogos Olímpicos de Londres estão definidos. Quatro delas já aconteceram: a Tentativa Mundial, em abril; o Troféu Maria Lenk, em maio, ambos no Rio de Janeiro; o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, China, em julho; e o recente Mundial Junior, em Lima, Peru, encerrado no último domingo, 21 de agosto.

A próxima seletiva olímpica será o Troféu José Finkel, na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, que começa na segunda-feira, dia 29 e vai até o dia 04 de setembro.

As outras competições escolhidas para a definição da equipe brasileira nas próximas Olimpíadas são os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro; o Torneio Open, de dezembro, no Rio de Janeiro; e no ano que vem, o Sul-Americano Absoluto de Belém, de 16 a 25 de março; e o Troféu Maria Lenk, de 30 de abril a 6 de maio.

Até o momento, nove nadadores conquistaram índices olímpicos. Somente dois nadadores podem competir por seu país por prova, o que ainda não garante ninguém nos Jogos visto que ainda haverá cinco seletivas.



EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Thiago Pereira treinará com grupo de Cesar Cielo


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Thiago Pereira (Brasil)    Depois do quarto lugar na Olimpíada de 2008 e no Munidal de 2009 nos 200 m medley, Xangai era o momento de o nadador .... Foto: AP

O carioca Thiago Pereira acertou nesta quinta-feira contrato para treinar no P.R.O. 2016 - grupo de treinamento de nadadores idealizado por Cesar Cielo e comandado pelo técnico Alberto Silva. O nadador do Corinthias tem como objetivo complementar sua preparação para ser dominante em suas provas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e buscar uma medalha na Olimpíada de Londres.

"Aqui será possível manter o ritmo e ficar mais perto da família e dos amigos. Isso ajuda a descansar a cabeça. Vou continuar nadando e defendendo as cores do Corinthians", disse o atleta, que treina regularmente em Los Angeles. Os treinos nos Estados Unidos seguirão, mas complementados pelo trabalho de Albertinho. "Ele precisa complementar o trabalho excelente que faz nos Estados Unidos. Acredito que podemos ajustar a parte de velocidade e força do atleta. O segredo é conhecer o lado técnico e emocional do nadador", disse o treinador.

Thiago é recordista de medalhas em uma única edição do Pan - oito no Rio de Janeiro, em 2007- e em Guadalajara terá a dura concorrência de Michael Phelps e Ryan Lochte nas provas do estilo medley.

Apesar de Thiago chegar ao México com responsabilidade e concorrentes fortes em algumas de suas provas, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, idealizador do grupo, acredita que o amigo terá condições de mais uma vez representar bem o Brasil no Pan.

"Ele será o cara o Pan. O momento do Thiago Pereira é excelente e, mais uma vez, ganhará muitas medalhas. Sua chegada ao P.R.O. 2016 também é importante na campanha olímpica", afirmou Cielo. Além de Thiago, Henrique Barbosa também participará dos treinos na equipe do principal nadador brasileiro.

Veja a area de Esportes do Chakalat.net


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cielo dá um tempo nas braçadas e posa para fotos de moda na piscina


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Após conquistar dois ouros no Mundial de Esportes Aquáticos, o nadador Cesar Cielo trocou as braçadas pela moda. Ele posou para um ensaio fotográfico da grife Highstil - é a segunda vez que protagoniza a campanha de verão da empresa. As imagens do fotógrafo Gustavo Zylbersztajn foram divulgadas pelo blog By N9ve, do clicRBS.

Cesar Cielo campanha de moda fotos piscina (Foto: Rodrigo Schmidt / Reprodução blog By N9ve)

Cielo conquistou dois ouros no Mundial de Xangai: nos 50m borboleta e nos 50m livre. Antes da competição, ele foi liberado pelo Tribunal Arbitral do Esporte após uma acusação de doping pelo uso da substância furosemida.

Cesar Cielo em campanha de roupa (Foto: Rodrigo Schmidt / Divulgação Blog By N9ve)
Cesar Cielo dentro d'água com uma camisa polo (Foto: Rodrigo Schmidt / Divulgação Blog By N9ve)

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Após ouros em Mundial, Cielo desembarca em silêncio


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Acompanhado dos pais, Cesar Cielo desembarca em São Paulo. Foto: Aloisio Maurício/Terra

Após enfrentar um julgamento por doping, ser liberado às vésperas do Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai e se superar conquistando duas medalhas de ouro na competição, o nadador Cesar Cielo desembarcou no Brasil aparentemente exausto e não quis falar com a imprensa.

Vestindo uma camisa do Flamengo, clube que o patrocina, boné e óculos escuro, o paulista sorriu para fãs no Aeroporto de Guarulhos-SP, mas, cercado por três seguranças, seguiu direto para um carro que o aguardava. Durante o caminho, o nadador repetiu várias vezes que não iria falar com a imprensa.

O atleta, que estava acompanhado dos pais, da irmã e do treinador, disse que deve falar com a imprensa em breve, após ser questionado se daria uma entrevista ainda nesta semana. "Provavelmente", disse o nadador.

A família de Cielo, que também não quis conversar com jornalistas, o esperou no aeroporto até que seu voo aterrissasse, com atraso de quase uma hora.

O nadador trouxe duas medalhas da China: os ouros nos 50m borboleta e nos 50m livre (prova na qual foi bicampeão do Mundial e é o atual campeão olímpico). Apesar do bom desempenho, o brasileiro também passou por momentos difíceis no torneio, como o quarto lugar nos 100m livres, prova na qual era atual campeão do mundo e favorito, e o protesto de rivais descontentes com a ausência de punição pelo caso de doping.

Cielo desembarcou ao lado de seu treinador, Albertinho, que educado, disse que não podia dar declarações e contou que estava apenas pegando uma carona. Os outros atletas da delegação brasileira desembarcaram na terça-feira. Por conta de um problema com o passaporte, Cesar Cielo só pôde voltar ao Brasil nesta quarta.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sem Cielo, Felipe França é assediado em desembarque após Mundial


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Sem Cesar Cielo, delegação do Brasil retorna de Xangai após Mundial de esportes aquáticos; Felipe França, campeão dos 50 m peito, foi um dos mais .... Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Felipe França ganhou a maior parte das atenções na chegada da Seleção Brasileira de natação que disputou o Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China. Nesta terça-feira, o campeão mundial dos 50 m peito foi o centro dos assédios no Aeroporto de Guarulhos, em um desembarque "desfalcado" de outros grandes nomes da modalidade nacional.

França, que havia sido vice-campeão mundial dos 50 m peito dois anos atrás, em Roma, conseguiu uma das quatro medalhas (todas douradas) que o Brasil faturou em Xangai este ano. Além dele, César Cielo conquistou o ouro nos 50 m livre e borboleta, enquanto Ana Marcela Cunha levou a melhor nos 25 km na maratona aquática. O País terminou no quarto lugar do quadro geral de medalhas.

Mais aguardado no retorno da Seleção, Cesar Cielo não conseguiu embarcar de Xangai com destino a São Paulo. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o bicampeão mundial dos 50 m livre teve problemas com o passaporte, que ficou retido na China, e teve o retorno atrasado. Thiago Pereira também não desembarcou em São Paulo.



EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Técnico ignora poucas finais e destaca recorde de ouros em Xangai


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Os nadadores brasileiros disputaram apenas seis finais no Campeonato Mundial de Xangai, encerrado no domingo, 12 a menos do que em Roma-2009. Mas o técnico Arílson Soares considera que esta foi a melhor participação do país na competição, por conta das três medalhas de ouro conquistadas na China.

Em 2009, quando foi a 18 finais nas piscinas de Roma, o Brasil ganhou dois ouros com Cesar Cielo, nos 50m e 100m livre, e uma prata com Felipe França, nos 50m peito. Neste ano em Xangai, o País esteve representado no lugar mais alto do pódio dos 50m borboleta e livre, com Cielo, e dos 50m peito com França, além da maratona aquática, com Ana Marcela.

"Avalio como a melhor participação da natação brasileira em Mundiais de piscina longa. Chega uma hora, às véspera da Olimpíada, em o que importa é a medalha, muito mais do que a classificação para a semifinal e a final", disse Ari, em seu retorno a São Paulo nesta terça-feira. "Você ter nadadores que chegam para fechar uma prova, para vencer, é bastante significativo", completou.

Segundo o técnico, a participação brasileira no Mundial de Xangai pode ser vista como uma prévia dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, em que o Brasil busca melhorar seu desempenho em relação a Pequim-2008. Na ocasião, Cielo foi o único a subir no pódio, com o ouro nos 50m livre e o bronze nos 100m livre.

"Para a Olimpíada, o que vale é a medalha. No ano que vem, quando vocês vierem me entrevistar aqui, vocês não vão querer saber sobre as finais ou semifinais. Vamos ser cobrados pelos campeões e medalhistas olímpicos. E para esse passo que a gente está visando, acho que foi bem interessante o que a gente fez em Xangai", explicou o treinador.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Kaio Márcio vê erro de estratégia em revezamentos e não crê em pressão


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
O Mundial não foi dos melhores em termos de finais e, individualmente, também acredito que não foi bom para mim, lamentou Kaio Márcio. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Sem conquistas expressivas no Mundial de Esportes Aquáticos, que terminou no último domingo, em Xangai, o nadador Kaio Márcio desembarcou nesta terça-feira no Aeroporto de Guarulhos - junto dos demais companheiros de Seleção Brasileira -, e reconheceu que seu resultados não foram dos melhores.

"O Mundial não foi dos melhores em termos de finais e, individualmente, também acredito que não foi bom para mim. Não acho que nadei bem nas competições deste ano que tive até aqui", afirmou Kaio Márcio.

Para o nadador, números e marcas mudaram muito pouco. Um dos pesos para o pequeno número de finais para brasileiros, segundo Kaio, pode ser a rigidez da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) na hora da escolha dos índices dos nadadores que rumaram à Xangai.

"A CBDA optou por dar uma 'enxugada' no número de atletas, priorizou a qualidade e a execelência, apertou no índice e deixou a quantidade de lado", disse o nadador.

Kaio é sempre uma das esperanças brasileiras de medalhas, e, mesmo sem ter voltado com bons resultados, o nadador não acredita estar pressionado. Nem no revezamentos, modadalidades em que ele costuma fazer parte das equipes brasileiras.

"Não existe maior pressão que o dia a dia. A maior pressão que tenho é a minha mesmo. Nos revezamentos, acredito que optamos pela estratégia errada. Forçamos nas eliminatórias, as outras equipes chegaram fortes, e acabamos ficando de fora das finais", afirmou.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Page 1 of 9412394