terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Metas de Cesar Cielo: melhorar nos 100m livre e fugir da internet


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
FRAME - Cesar Cielo fala ao 'SporTV Entrevista' (Foto: Reprodução SporTV)

Em 2008, em Pequim, Cesar Cielo conquistou o bronze nos 100m livre. No Mundial de Xangai, também na China, em julho deste ano, o nadador ficou com o quarto lugar na prova (apenas um centésimo atrás do francês William Maynard, que terminou em terceiro), apesar de ter conquistado o ouro nos 50m livre e borboleta. Para os Jogos  Olímpicos de 2012, em Londres, o brasileiro espera melhorar nos 100m e voltar ao pódio.

- Eu quero melhorar minha posição nos 100m livre. Eu cheguei a ganhar no Mundial de Roma (em 2009). Já melhorei no Pan-Americano. É uma prova em que eu estou vendo uma evolução muito clara, eu tenho uma janelinha de tempo e tenho que melhorar nesse período - disse Cielo ao programa "SporTV Entrevista".

Para manter a concentração no nível máximo nos treinamentos antes dos Jogos, Cesar revelou que evitará a internet durante os primeiros meses de 2012 e até o fim dos Jogos de Londres.

- A gente sempre faz uma coisa a mais no ano da Olimpíada. Esse ano, eu não vou ver internet. Se tiver uma matéria que não agrada muito, isso acaba se transformando em mau humor. O mundo da internet é um pouco perigoso. Eu já corto tudo que acho que pode me fazer mal. Até o videogame. Se eu achar que vou ficar igual um maluco na frente da TV, eu corto. Eu vou cobrar do meu corpo uma coisa fora de série. Então eu preciso pagar um preço para fazer isso.

Desde 2010, o nadador defende o Flamengo. Depois de assinar com o clube, Cesar Cielo afirmou que sofre brincadeiras dos torcedores dos rivais.

- Foi uma das maiores mudanças que eu fiz na minha carreira. Foi uma mudança importante e muito positiva. Passei a lidar com certas coisas que não imaginava ter como nadador. Abriu uma nova dimensão para mim. Ao mesmo tempo que alguns implicam, ganhei 35 milhões de fãs. Mas tenho que lembrar que o esporte olímpico, acima de tudo, é do Brasil.



EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Thiago Pereira exalta ano perfeito de 2011


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Thiago Pereira fez avaliação positiva de seu desempenho em 2011. Foto: Gil Leonardi/ZDL/Divulgação

A temporada 2011 para Thiago Pereira foi uma das mais vitoriosas de sua carreira. Os seis ouros dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e a estratégica mudança para São Paulo depois de dois anos nos Estados Unidos fazem parte do objetivo do nadador do Corinthians de se tornar medalhista olímpico em Londres-2012.

"Todo esse esforço faz parte do meu trabalho para as Olimpíadas. Cada vez mais estou pronto para subir no pódio nas provas do medley, principalmente nos 200 metros. O Pan foi um marco na minha carreira e toda dor que senti valeu a pena", declarou Thiago Pereira.

Veja as ofertas do Submarino

Em 2011, o nadador do Corinthians se tornou o maior campeão do esporte brasileiro em Jogos Pan-Americanos depois de levar seis de ouro, uma de prata e uma de bronze em Guadalajara. No último evento do ano, no Campeonato Brasileiro de Sênior, na semana passada, ele mais uma vez subiu no lugar mais alto do pódio e com direito a recorde dos 400 m medley.

Fora das piscinas, o ano também foi positivo com a mudança de treinamento dos Estados Unidos para São Paulo, com supervisão de Alberto Silva e companhia do recordista mundial e campeão olímpico Cesar Cielo.

"Os treinos estão cada vez mais destinados ao ganho de força. Essa mudança será um diferencial nesta reta final de preparação olímpica", explicou Thiago Pereira, que já tem o índice para Londres 2012 em quatro provas: 200 m medley, 400 m medley, 200 m peito e 200 m costas, todos obtidos no troféu Maria Lenk, realizado em maio de 2011.

Veja as ofertas do Submarino


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Leonardo de Deus fecha 2011 com cinco ouros e "avaliação positiva"


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Leonardo de Deus conquistou ouro nos 200 m borboleta. Foto: Fernando Azevedo/Fla Imagem/Divulgação

Leonardo de Deus fechou 2011 de forma extremamente positiva. Na disputa simultânea do Open de Natação e do Brasileiro Sênior, conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata, resultados que coroam uma boa temporada nas piscinas. Neste ano, ainda garantiu dois índices para a Olimpíada de Londres, em 2012.

"Estava treinando forte para um torneio que nem era a principal meta da temporada", disse Leonardo de Deus, satisfeito. "Além de ajudar o Flamengo a somar pontos, o Brasileiro Sênior e o Open funcionaram mais como uma avaliação de como vou estar em 2012, serviram de treino para a próxima temporada", explicou o nadador, que neste domingo subiu ao pódio mais uma vez.

O atleta conquistou o ouro nos 200 m borboleta no Open de natação, com tempo de 1min58s27. Frederico Veloso Castro ficou com a prata, ao cravar 1min59s30, e Leonardo Alves dos Santos terminou com o bronze e tempo de 2min00s80. "Mesmo sem estar polido nem raspado, tive resultados muito bons. Isso só me mostra que estou mais maduro, mais forte, melhor. Vou entrar com tudo em 2012", disse.

O atleta volta aos treinos em 2 de janeiro, visando competições como o Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, nas quais terá a oportunidade de melhorar os índices olímpicos e conquistar outros. Ele tem marca para ir à Olimpíada nos 200 m costas e 200 m borboleta. Apenas os dois melhores brasileiros se classificam.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cielo projeta mais ambição e diz: "não guardo remorso"


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Premiado, brasileiro lembrou críticas de rivais em meio a Mundial de Xangai. Foto: Satiro Sodré/Agif/Gazeta Press

Em meio às lágrimas durante o discurso de agradecimento pelo Prêmio Brasil Olímpico 2011 de melhor atleta, recebido na noite desta segunda-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, César Cielo chegou a dizer que às vezes as pessoas se subestimam. Segundo o nadador, que passou por um momento difícil ao ser julgado por doping momentos antes do Mundial de Xangai, ele mesmo - campeão e recordista mundial - pode sempre mais.

"Acho que nunca me subestimei. Mas quero ser mais ambicioso. Enfrentei cenários de ambientes difíceis e acabei me preparando para essa situação. Esse ano me ajudou a repensar o meu próximo ano e estar cada vez mais preparado", disse o brasileiro, após a cerimônia.

Cielo chegou a ser hostilizado por outros nadadores durante o Mundial, no qual conquistou o depois de após ser considerado inocente e ter recebido apenas uma advertência do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Nesta segunda, ele afirmou não se importar com os críticos. "Não guardo remorso de ninguém. Cada um sabe o que quer e o que fala. Meu objetivo é nadar cada vez mais rápido. É o que treino sempre para fazer. Se isso incomoda alguém, já não é do meu controle", disse.

Segundo o nadador, o reconhecimento e carinho do público nunca o abandonaram. "Foi uma das poucas coisas que sempre esteve constante na minha vida. Nessas horas a internet é muito boa. Tenho seguidores no Twitter que sempre demonstraram que estavam ao meu lado", disse.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

domingo, 18 de dezembro de 2011

Monique Ferreira anuncia fim de carreira


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Natação - Monique Ferreira (Foto: Divulgação/CBDA)

Ao fechar o revezamento 4x100m medley do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, Monique Ferreira demorou mais do que o habitual para deixar a piscina. A finalista olímpica em Atenas-2004 queria saborear os últimos minutos dos 25 anos dedicados à natação brasileira. Sem conseguir controlar as lágrimas, a carioca de 31 anos se despediu neste sábado do esporte e foi consolada pelas amigas.

- Eu sempre procurei fazer o máximo. É uma paixão. Desde os 3 anos que eu nado e, desde os 6, estou competindo. Então, são 25 anos de natação competitiva. Nesse momento sinto que tenho que deixar a natação. É um momento feliz, porque tenho que dar espaço para as outras coisas, mas triste também. Se você falar para eu definir a natação em uma palavra, diria "vida" – disse Monique, ainda emocionada após ser abraçada pelas amigas da natação.

Na seleção brasileira desde 1998, Monique Ferreira era considerada um dos ícones da natação feminina do país. Em Atenas-2004, sua primeira participação olímpica, viveu o momento mais importante da sua carreira ao terminar em sétimo lugar no revezamento 4 x 200m livre. A carioca ainda disputou os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Monique deixa o esporte, mas algumas de suas marcas permanecem. Ela ainda é a atual recordista sul-americana dos 200m livre (1m59s78) e dos revezamentos 4x100m livre (3m41s49) e 4x200m livre (8m05s29). Formado em Direito, seu próximo desafio será fazer uma pós-graduação em Marketing Esportivo. É assim que pretende seguir envolvida com a natação mesmo fora das piscinas.

- O que eu sempre procurei fazer foi servir de exemplo para as equipes de base. Sempre nadei em equipe grande, em clube grande. E minha maior alegria era nadar pela seleção. A minha maior conquista foi a final de Atenas. Então, é com tristeza que deixo o esporte. Mas eu quero continuar nesse meio.

Na despedida, Monique por pouco não sentiu também o gostinho de subir ao pódio pela última vez. Com o tempo de 4m24s79, o revezamento do Flamengo terminou em quarto lugar. As medalhas ficaram com Pinheiros, Minas e Corinthians, respectivamente.
 


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

sábado, 17 de dezembro de 2011

Fabíola vence nos 100m costas, mas não leva índice


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação


Nos 100m costas feminino, Fabíola Molina, do Minas, venceu com o tempo de 1m01s38, longe do índice olímpico, que é de 1m00s82. Natália Diniz, do Pinheiros, com 1m02s55, e Fernanda Alvarenga, também do Minas, com 1m04s16, completaram o pódio.

Fabíola terá mais uma chance de conseguir o índice ainda em 2011 no Open, na manhã de domingo. Caso não alcance a marca, precisará buscar em uma das três seletivas que serão realizadas no início de 2012.

Nos 200m borboleta feminino, Joanna Maranhão chegou ao seu quarto ouro na competição. A nadadora do Flamengo venceu a prova com o tempo de 2m10s25. Yana Medeiros, do Corinthians, com 2m19s24, e Thais Xavier, do Fluminense, com 2m22s58, completaram o pódio.
 


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Leo de Deus fecha Brasileiro com dois ouros e uma prata


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Esperança para 2012, Leo de Deus adicionou mais três conquistas antes de chegar ao fim de 2011. Neste sábado, o nadador venceu os 100m costas, os 200m borboleta e levou a prata no revezamento 4 x 100m medley, esta última ao lado de Cesar Cielo, em sua última disputa no ano, do troféu Daltely Guimarães. Na manhã de domingo, Leo encerra sua temporada com as duas primeiras provas, pelo Open, no parque aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

- Eu sabia que seria uma maratona difícil, mas estou treinando para fazer o que fiz hoje. Estou aqui para me testar mesmo, esse era o propósito da competição e deu tudo certo. Estou nadando bem, me sentindo bem e isso é só o começo para o próximo ano. Foi muito bom, nunca ganhei três provas em um Brasileiro absoluto. Para mim, foi uma competição muito boa, apesar de não estar preparado para ela, consegui bons resultados, e espero cada vez mais melhorar - afirmou o nadador.

Por muito pouco Leo não fechou o sábado com três ouros no Brasileiro. No revezamento 4 x 100m medley, o nadador abriu em primeiro para o Flamengo, mas Henrique Rodrigues e Henrique Barbosa acabaram ficando para trás. No fim, Cesar Cielo tentou tirar a diferença, mas a vitória ficou com o Pinheiros.

- Ficou difícil de tirar a diferença, saí muito atrás, mas seguramos o segundo lugar. O Leo já tinha nadado duas provas, e o Henrique (Rodrigues) foi de borboleta. Então, foi bom - disse Cielo após sua última prova na temporada.

Leo foi para a piscina pela primeira vez nos 100m costas. Contou com a desistência de Thiago Pereira, cansado, para chegar ao ouro, com o tempo de 55s20. Em uma prova que não é sua especialidade, o nadador do Flamengo ficou à frente de Guilherme Guido (55s33) e de Daniel Orzechowski (55s43), ambos do Pinheiros.

O segundo ouro veio pouco depois, em uma de suas disputas preferidas. Com o tempo de 1m58s27, Leo liderou os 200m borboleta para chegar à vitória. Dois nadadores do Minas completaram o pódio. A prata ficou com Leonardo Fim, com 2m00s80, enquanto Marcos Oliveira levou o bronze, com o 2m03s00.

Para coroar o ótimo desempenho de Leo no Campeonato Brasileiro, o nadador do Flamengo foi o campeão do Troféu Eficiência. Ele venceu três provas individuais (100m e 200m costas e 200m borboleta) e somou 37 pontos para o seu clube. No feminino, Joanna Maranhão, também do Rubro-Negro, foi a vencedora, com quatro vitórias (200m medley e 400m medley, 800m livre e 200m borboleta) e 46 pontos.

Leo já tem índice olímpico nas provas de 200m costas e 200m borboleta. O nadador faz parte do grupo de treinamento P.R.O. 16, do campeão olímpico Cesar Cielo. Com os resultados deste sábado, o Pinheiros terminou o Brasileiro em primeiro lugar, com 430,50 pontos. O Minas foi o segundo, com 420,50, e Flamengo terminou em terceiro, com 366.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Thorpe fracassa em primeiras provas em piscina de 50m


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

O australiano Ian Thorpe segue enfrentando dificuldades no seu retorno às piscinas, anunciado neste ano. Neste sábado, no Campeonato Italiano Absoluto de Inverno, que está sendo realizado em Riccione, ele ficou apenas em décimo lugar na prova dos 200 metros livre, com o tempo de 1min51s51.

A prova foi vencida pelo holandês Sebastiaan Verschuren, em 1min48s20. Thorpe terminou em terceiro lugar na sua bateria atrás dos italianos Cesare Sciocchetti e Andrea Mitchell D'Arrigo. O Campeonato Italiano Absoluto de Inverno é a primeira competição em piscina de 50 metros disputada pelo australiano desde o seu retorno.

Thorpe ganhou os 200 metros livre nos Jogos de Atenas, em 2004, e faturou a medalha de prata em Sydney, quatro anos antes. Neste ano, a mesma prova foi vencida pelo norte-americano Ryan Lochte em 1min44s44 no Mundial, em Xangai.

O australiano anunciou seu retorno à natação em fevereiro e já havia participado das etapas de Cingapura, Pequim e Tóquio da Copa do Mundo de Natação em Piscina Curta. A seletiva australiana para a Olimpíada de 2012 será em março.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cesar Cielo leva mais um ouro no revezamento pelo Flamengo


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Cielo venceu as duas provas de revezamento que disputou com o Flamengo. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação/Divulgação

Cesar Cielo abriu o revezamento 4x50 m livre para dar ao Flamengo, junto com os companheiros João De Lucca, Nicholas dos Santos e Henrique Rodrigues, mais uma medalha de ouro no Brasileiro Sênior de natação, neste sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A equipe do revezamento 4x50 m livre completou a prova em 1min28s71 - Cielo abriu a prova, com 21s58. O Pinheiros levou a medalha de prata, com 1min29s49, e o Minas, a de bronze, com 1min31s33.

Cesar Cielo venceu também os 100 m livre no Brasileiro Sênior e no Open. Ainda levou mais dois ouros no Brasileiro Sênior, nos 50 m livre e no revezamento 4x100 m livre, com a equipe do Flamengo.

"Nossa, foi o tempo que eu fiz no Pan", comemorou Cielo, ao ver que tinha nadado os primeiros 50 m livre do revezamento em 21s58. "Entre todos os tempos do ano nos 50 m livre, tenho as quatro ou as cinco melhores marcas. Nossa, muito bom. Também foi bom o Flamengo ganhar o revezamento com essa facilidade. Mostrou que acertamos quando decidimos focar no Brasileiro Sênior", disse Cielo.

O velocista informou que só vai retomar a disputa dos 50 m borboleta, que não é prova olímpica, em 2013, depois dos Jogos Olímpicos de Londres. Para ele, os Jogos Pan-Americanos e a competição no Rio o levaram a voltar à disputa dos 100 m livre. "Estou muito confortável com os 100 m livre. Saí do Pan confiante".

Em 2012, a única data marcada no calendário de Cielo será a dos Jogos Olímpicos de Londres - para ele, não vão existir carnaval, feriados ou folga. "Para mim, o ano já virou em novembro, quando faltavam sete meses para a Olimpíada. Estou mais ousado, mais confiante".

Cesar Cielo ainda confirmou que pretende continuar no Flamengo em 2012. "O contrato vence agora, mas tenho uma relação muito boa com a Patrícia (Amorim, presidente do clube) e não me preocupa essa renovação de contrato. No ano passado, renovamos em fevereiro e não vou mudar de clube em ano olímpico. Acho que vou ficar mais alguns anos por aqui".

No balanço de 2011 disse que superar dificuldades fez com que crescesse, ganhasse experiência. "Quando as coisas acontecem, você não consegue ver nada além do buraco, mas o bom é tirar experiência disso. Deus trabalha como se fosse um ferreiro para lapidar a gente. Depois de tudo o que aconteceu, me sinto mais perigoso, mais preparado e motivado".


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Henrique entra na briga por 2012 nos 100m peito. Eliminado, França se irrita


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Felipe França não escondia o descontentamento. Bateu na frente nos 100m peito (59s87), melhorou o tempo que o coloca com a primeira vaga da disputa olímpica na prova, mas não teve muito tempo para comemorar. Foi desclassificado e deixou a piscina irritado. Melhor para Henrique Barbosa, que herdou a medalha de ouro e ainda comemorou o seu segundo índice. Com o tempo de 1m00s70, ele entrou na briga, só que outros três nadadores estão à sua frente: França, Felipe Lima e João Gomes Jr. Apenas os donos das duas melhores marcas irão aos Jogos de Londres.

- Acho que foi um erro da arbitragem. Fiz uma prova perfeita. Pelo que entendi, o árbitro geral falou que eu fiz a pernada da golfinhada antes da braçada. A melhor filipina do mundo não pode errar assim. Eu não errei! Diante de Deus, eu não errei. Mas o Diabo está nervoso. Ele que baixe a bola porque Jesus é maior- disse Felipe França, que teria dado uma teria dado uma pernada ilegal antes de virar.

Depois de fazer o índice olímpico nos 200m peito, Henrique Barbosa segue mostrando força. Deixou rivais diretos na disputa para trás. Com a desclassificação, João Jr. (1m00s85) ficou com a prata e Maurici Pereira com o bronze (1m01s80). Felipe Lima, o dono da segunda vaga olímpica que chegou em quarto lugar, também foi desclassificado.

Vitória no Mundial de Xangai também foi contestada por irregularidade

FRAME - felipe frança mundial de natação pernada irregular (Foto: Reprodução You Tube)

Poucas horas após o ouro de Felipe França nos 50m peito, no Mundial de Xangai, em julho, sites americanos passaram a contestar o título do brasileiro por causa de um suposto movimento ilegal. Com imagens de uma câmera subaquática, uma reportagem no site da "Swimming World Magazine" aponta uma golfinhada - pernada executada pelo brasileiro na chegada da prova. O movimento não é permitido segundo as regras da Federação Internacional de Natação (Fina).

Como a Fina não usa vídeo para ajudar os árbitros - que não viram a irregularidade - e como não houve recurso dos adversários, a medalha de Felipe foi mantida.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

'Sem pressão', Joanna Maranhão faz índice olímpico nos 400m medley


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Em Pequim-2008, Joanna Maranhão teve participação discreta nos Jogos. Depois dali, os resultados continuaram a não sair do jeito que ela queria. Até que resolveu procurar este ano a ajuda de um terapeuta, de uma nutricionista, de um preparador físico e foi buscar a orientação de uma nova treinadora para tentar alcançar o primeiro objetivo: fazer o índice olímpico. Deu certo. Nesta sexta-feira, no Brasileiro Sênior, que está sendo disputado no parque aquático Maria Lenk, conseguiu nadar abaixo da marca necessária nos 400m medley, prova que a consagrou na edição de Atenas-2004. Na ocasião, ficou com a quinta colocação, igualando o melhor resultado da natação feminina na história da competição. 

Troféu Daltely Guimarães- Natação- Joanna Maranhão (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

Para respirar aliviada, Joanna precisava de 4m41s75. Fez melhor. Nadou para 4m40s79, estabelecendo novo recorde de campeonato e ficando com a medalha de ouro, seguida de Jhessica Santos (5m02s27) e Julia Siqueira (5m03s93). Além de estar perto de disputar a terceira Olimpíada da carreira, a pernambucana quer voltar a figurar na final olímpica.

- Foi um grande passo, mas ainda tem muita coisa para vir. Para fazer uma final olímpica tenho que nadar para 4m35s mas agora, sem a responsabilidade do índice, acho que vai sair. Eu não ia fazer força hoje à tarde porque ainda estou muito cansada dos 800m livre, que nadei pela manhã. Mas a minha técnica falou que quando eu fosse cair na água iria ver que dava. Então, nadei sem a menor pressão, relaxada e consegui. Quebrei uma barreira muito grande na minha vida. É a terceira Olimpíada que estou indo. Obrigada Quinan, Rosane, Marcella (preparador físico, técnica e nutricionista), minha mãe e Luciano (o judoca e namorado Luciano Correa), que vai ganhar neste fim de semana na China e vai garantir a vaga dele também - disse Joanna.

Na versão masculina da prova, Thiago Pereira também bateu o recorde de campeonato: 4m18s10. A antiga marca que também estava em seu poder era de 4m27s05. Thiago Simon (4m24s89) e Diogo Yabe (4m25s35) completaram o pódio.

- Foi bem difícil, mas tentei fazer o que o Albertinho (Alberto Silva, treinador do P.R.O. 16) falou. Troquei um pouco a forma de nadar. Passei um pouco mais fraco o borboleta para ver se conseguia voltar mais forte no crawl. Levando em consideração como estou me sentindo na água, foi bom. Foi até melhor do que eu esperava - afirmou.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cesar Cielo lidera ouro do Flamengo no 4x100m livre do Brasileiro


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Cesar Cielo abriu mão de disputar os 50m livre mais cedo, mas manteve o compromisso de nadar o revezamento 4x100m livre do Campeonato Brasileiro, na manhã desta sexta-feira. Com o campeão olímpico na piscina ao lado de Nicholas Santos, João de Lucca e Henrique Rodrigues, o Flamengo marcou 3m16s77 e garantiu a medalha de ouro. O Pinheiros, com 3m20s35, e o Minas, com 3m16s77, completaram o pódio.

- Acho que o Nicholas impôs o ritmo desde o início. Com o João de Lucca e eu nadando essa prova, nós temos vantagem, e ainda temos o"Dente" (apelido de Henrique Rodrigues) que é um coringa. Nada um pouco de tudo. Então está bom. O ano inteiro a gente dominou os revezamentos. Acho que isso mostra uma força grande da equipe - disse o campeão olímpico.

Cesar Cielo no Open de natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Cielo deixou a água satisfeito com o desempenho do grupo, apesar da meta estabelecida por eles – bater o recorde da competição (3m16s30) – não ter sido alcançada.

- Queríamos bater o recorde do campeonato, que é da época dos maiôs (tecnológicos) ainda. Mas, independente disso, 3m16s para um revezamento de clube está muito bom.

Fonte: GloboEsporte.com


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cielo sente o cansaço, mas ainda assim leva o ouro nos 50m livre


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

O esforço das finais ainda dava sinais. Na tarde desta quinta-feira, Cesar Cielo entrou na prova dos 50m livre cansado, mas ainda assim sobrou na turma. Nadou outra vez abaixo dos 22s e ganhou mais uma medalha de ouro para a sua coleção. Com 21s97, ficou com o título do Brasileiro Sênior, no parque aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O nadador do Flamengo dividiu o pódio com Bruno Fratus, do Pinheiros (22s16) e o também rubro-negro Nicholas dos Santos (22s30). O campeão olímpico, no entanto, não vai disputar a final do Open, na manhã desta sexta-feira. Exausto ao fim da longa temporada, ele desistiu da briga por medalhas nesta prova. Ele deve fazer parte, porém, do revezamento 4x100m livre do Rubro-Negro.

Cesar Cielo no Open de natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

- Acho que foi uma prova bem razoável. Foi bom nadar para 21s de novo, mas estou me sentindo um pouquinho cansado de hoje cedo ainda. Tem alguns detalhes que posso melhorar, respirei uma vez somente, acabei não me preparando tanto para a prova como gostaria. Fiz uma preparação pobre mesmo, deixei a coisa rolar e acabei não respirando muito antes. Isso pesou no final. Tive que fazer uma respiração na prova, uma coisa que não deve acontecer - disse o perfeccionista Cielo, que também já havia desistido de disputar os 100m borboleta.

O campeão olímpico da prova e Bruno Fratus são os dois classificados até agora para Londres-2012 nos 50m livre. Cielo tem 21s52, enquanto Bruno fez 21s76. As duas marcas são do Mundial de Xangai, em julho. O índice exigido é de 22s11.

Leonardo de Deus bate o recorde do campeonato nos 200m costas

Amigo e companheiro de equipe de Cesar Cielo no P.R.O. 16, Leonardo de Deus também foi um dos destaques do segundo dia do Campeonato Brasileiro. Nos 200m costas, ele fez 1m59s03 e garantiu a medalha de ouro, com direito a recorde de campeonato. A marca anterior (2m00s97) era de André Schultz. Leonardo Fim (2m02s24) e Fernando Pires (2m02s81) completaram o pódio.

- Achei excelente. Esse é um campeonato que a gente não descansou, não está raspado. É uma competição para ajudar o Flamengo. Estou feliz por esse trabalho que estou fazendo com o Albertinho (Alberto Silva, técnico). Dá para ver que estou bem competitivo – disse Léo de Deus.

O nadador do Flamengo mal teve tempo de descansar dos 200m costas e caiu novamente na piscina. Nos 100m borboleta, no entanto, terminou apenas em 10º lugar, com o tempo de 55s20. Henrique Martins fez 52s87 e garantiu o ouro. Thiago Pereira também estava nesta prova. Ele ficou em sexto (53s95).

Confira os resultados desta quinta-feira:

50m Peito Fem – Ana Carla Carvalho - Pinheiros - 32s06
50m Peito Masc – Felipe França - Pinheiros - 26s91
50m Livre Fem – Flavia Delaroli - Pinheiros - 25s75
50m Livre Masc – Cesar Cielo - Flamengo - 21s97
200m Costas Fem – Fernanda Alvarenga - Minas - 2m18s82
200m Costas Masc – Leonardo de Deus - Flamengo - 1m59s03 – Recorde de Campeonato
100m Borboleta Fem – Daynara de Paula - Minas - 59s62
100m Borboleta Masc – Henrique Martins - Pinheiros - 52s87
800m Livre Fem (Melhor tempo da Série Fraca) – Bruna Primati - Paineiras - 9m02s37


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Felipe França faz valer favoritismo e vence os 50m peito


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Felipe França na prova do José Finkel (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Felipe França fez valer a sua condição de campeão mundial dos 50m peito. Nesta quinta-feira, caiu na piscina e não teve dificuldade para vencer a prova no Brasileiro Sênior, que está sendo disputado no parque aquático Maria Lenk. O nadador do Pinheiros conquistou a medalha de ouro ao marcar 26s91, ficando a apenas um centésimo do melhor tempo da temporada, obtido pelo sul-africano Cameron van der Burgh.

Seu companheiro de equipe João Gomes Jr ficou com a prata (27s54) e Felipe Lima, do Minas, com o bronze (27s82). Os três brigam na manhã desta sexta-feira pelo pódio no Open.

Confira os resultados de hoje:

50m Peito Fem – Ana Carla Carvalho - Pinheiros - 32s06
50m Peito Masc – Felipe França - Pinheiros - 26s91
50m Livre Fem – Flavia Delaroli - Pinheiros - 25s75
50m Livre Masc – Cesar Cielo - Flamengo - 21s97
200m Costas Fem – Fernanda Alvarenga - Minas - 2m18s82
200m Costas Masc – Leonardo de Deus - Flamengo - 1m59s03 – Recorde de Campeonato
100m Borboleta Fem – Daynara de Paula - Minas - 59s62
100m Borboleta Masc – Henrique Martins - Pinheiros - 52s87
800m Livre Fem (Melhor tempo da Série Fraca) – Bruna Primati - Paineiras - 9m02s37


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Thiago perde fôlego, e Henrique Rodrigues é ouro nos 200m medley


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Uma arrancada nos metros finais deu a Henrique Rodrigues a medalha de ouro nos 200m medley do Open de natação. Após liderar com folga nos primeiros três estilos, Thiago Pereira perdeu o fôlego e a batalha contra a dor, enquanto o rival paranaense apertou as braçadas e, com 1m59s79 no cronômetro, garantiu presença no lugar mais alto do pódio. O nadador do Corinthians, com o tempo de 2m00s19, levou a prata, enquanto André Schultz, que marcou 2m00s63, ficou com o bronze.

Desde que começou a treinar no P.R.O. 16, Thiago vem fazendo um trabalho mais focado no desenvolvimento de sua força. E, com isso, ainda está sofrendo com as mudanças.

- Não estou acostumado com esse trabalho de força, estou sentindo muito. Que dor é essa?- perguntou o nadador, último a deixar a piscina de soltura devido ao cansaço.

Com índice olímpico para a prova em Londres-2012 (assim como Thiago), Henrique não conseguiu melhorar a própria marca, mas comemorou bastante a vitória sobre o colega nesta quinta-feira. O atleta ressaltou que a arrancada final que lhe rendeu o triunfo foi uma das melhorias que sentiu em seu desempenho desde que mudou de treinador.

- Foi (um resultado) ótimo para quem teve um Pan-Americano difícil. Fiquei quase um mês parado sem treinar, mas acabei conseguindo medalha aqui. Agora mudei de técnico. Deu para treinar um pouco mais. Já me senti bem melhor. Meu fim de prova melhorou muito. Agora é correr atrás dessa medalha olímpica.

Henrique Rodrigues, Natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Henrique Rodrigues confere o placar: paranaense ganha com arrancada no fim (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Cielo perde a hora, chega atrasado, mas leva ouro nos 100m livre do Open


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Pela primeira vez na carreira, Cesar Cielo se atrasou para uma competição. O campeão olímpico, homem mais rápido do mundo nas piscinas, desligou o despertador e perdeu a hora. A chegada apressada ao Parque Aquático Maria Lenk prejudicou o aquecimento, mas não afetou o desempenho dentro d'água. Dono do melhor tempo na véspera nos 100m livre, Cielo deixou o cansaço e o susto temporariamente de lado e, em 48s42, garantiu a medalha de ouro no Open de natação.

- Fui apertar o soneca e desliguei o alarme. Acordei às 8h30m e perdi o ônibus que saia às 8h15m. Tentei colocar isso como se fosse numa competição grande. Se fosse nas Olimpíadas, o que eu ia fazer? Tentei manter o controle emocional para não deixar isso me afetar. Cheguei umas 9h30m, foi tudo muito corrido. Não deu para aquecer muito. Coloquei o maiô que nem um maluco, correndo, mas foi bom. Estou contente com esse tempo - contou Cielo.

Cesar Cielo no Open de natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Após a longa maratona nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o campeão olímpico teve apenas duas semanas de descanso. Na competição no fim de uma temparada agitada, é difícil driblar o cansaço dentro d'água.

- Não estou conseguindo respirar. A sensação foi muito ruim. Sinceramente, achei que tivesse ido pior que na quarta. Mas fiz um tempo bem bacana para a fase em que estamos. Acho até que doeu menos. Cada vez que entrarmos na água, vai melhorando - disse Cielo.

Nicolas Oliveira, com o tempo de 48s71, também teve motivos para comemorar. Além de levar a prata, o atleta superou em um centésimo a marca de Bruno Fratus e, com o segundo melhor tempo do país, está na zona de classificação para os Jogos de Londres. Marcelo Chierighini, com 49s40, completou o pódio.

- Já tenho batalhado há bastante tempo para fazer isso. Nunca me dediquei tanto como tenho feito nos últimos três meses. Só tenho a agradecer a todo mundo que me apoiou, minha família, meus amigos. Estou muito feliz - afirmou Nicolas.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Nicolas Oliveira supera Fratus e faz índice olímpico


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
Nicolas Oliveira é o atual detentor da vaga, que ainda está em disputa. Foto: Satiro Sodré/AGIF/Divulgação

A briga pela segunda vaga brasileira nos 100m livre dos Jogos Olímpicos ganhou um novo concorrente. Nicolas Oliveira, nadador do Minas, fez o tempo de 48s71 na manhã desta quinta-feira, na final do Torneio Open de Natação, no Parque Aquático Maria Lenk. A marca conquistada por Nicolas é um centésimo melhor do que a de Bruno Fratus, que com 48s72, era o detentor da segunda vaga. Cesar Cielo, com 48s01, é o dono da outra vaga. O índice é 48s74.

Brigam pela vaga, além de Cielo, Fratus e Oliveira, Marcelo Chierighini, Vinicius Waked, Marcos Macedo e Nicholas dos Santos. A melhor marca de Nicolas Oliveira no ano de 2011 era de 49s49, conquistada no Troféu Maria Lenk, disputado em maio, no Parque Aquático Julio de Lamare, no Rio. O tempo de Fratus foi conquistado na mesma competição.

"Nunca me dediquei tanto como me dediquei nos últimos seis meses. Optei por não me focar tanto no Pan porque saberia que aqui poderia render melhor, o que acabou dando certo. Muita coisa ainda pode acontecer. Não dá para comemorar a vaga ainda, mas como tempo pessoal, fico muito feliz. Agora é tentar segurar os outros, que vão vir com tudo", comemorou Nicolas, após a prova.

Os nadadores brasileiros ainda terão mais três oportunidades para conquistar o índice para os Jogos Olímpicos de Londres. A primeira oportunidade será no Sul-Americano, em Belém (PA), em março. Em seguida, no fim de abril, será a vez do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Também no Rio, em maio, os atletas terão a Tentativa de Indice, última oportunidade para garantir a vaga em Londres.


EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cielo fatura ouro no Brasileiro Sênior


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

O nadador Cesar Cielo já está em preparação forte para os Jogos Olímpicos de Londres/2012. Mas, apesar da rotina cansativa de treinos, o atleta optou por participar do Campeonato Brasileiro Sênior e não decepcionou: ouro nos 100m livre, que foi obtido nesta quarta-feira.

O torneio, chamado também de Troféu Prof. Daltely Guimarães, foi realizado no Complexo Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Cielo, campeão olímpico, completou a distância com o tempo de 48s51. A segunda marca ficou com o jovem Murilo Drigo, mas, por ser atleta júnior, perdeu a prata para Nicolas Oliveira. Marcelo Chierighini faturou o bronze.

Após a prova, Cielo - que está treinando pesado para chegar em alto nível em Londres - admitiu o desgaste e as dores por todo o corpo. Ele, no entanto, não descansará imediatamente. Defendendo as cores do Flamengo, Cielo participará da competição (que ocorre simultaneamente com o Open de Natação) até domingo

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Henrique Barbosa atinge índice olímpico nos 200m peito


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Henrique Barbosa é o décimo brasileiro a garantir vaga na natação dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. O nadador do Flamengo nadou a final dos 200 metros peito do Campeonato Brasileiro Sênior nesta quarta-feira, no Parque Maria Lenk, no Rio, com o tempo de 2min09s82, o sétimo do mundo no ano. É a segunda vez que ele nadou abaixo do índice de 2min11s74. Mas a sua primeira marca, atingida no Troféu Maria Lenk, em maio, foi perdida depois de o nadador ser pego no antidoping. Advertido, ele ficou fora do Mundial de Xangai e do Pan de Guadalajara.

O Campeonato Brasileiro Sênior começou nesta quarta-feira e tem como principal função classificar oito nadadores por prova para o Torneio Open de Natação, que começa quinta-feira e vai até domingo, também no Maria Lenk. As eliminatórias (Brasileiro) acontecem à noite e o Open (final) na manhã seguinte.

Barbosa é o segundo brasileiro a obter índice nos 200 metros peito. O primeiro havia sido Thiago Pereira, que agora tem a segunda vaga (2min10s79). Felipe Lima é outro que almeja a vaga, mas só os dois nadadores do país com o melhor tempo poderão ir a Londres. Além do Open, outros dois torneios são classificatórios: o Sul-Americano de Belém, em março de 2012, e o Troféu Maria Lenk, em maio.

Cesar Cielo também nadou nesta quarta-feira. Ele venceu a prova dos 100 m livre com o tempo de 48s52, tempo abaixo do índice olímpico, que ele já tem. Surpreendentemente, Bruno Fratus foi apenas o 11.º e está fora do Open, cuja final será na quinta-feira pela manhã.

Cielo explicou que para a atual fase da temporada, em que fez um bloco de treino de apenas seis semanas após o Pan-Americano de Guadalajara, sem descansar, o resultado foi bom, na casa dos 48 segundos.

"Estou treinando bem forte neste fim de ano para voltar do Natal e ano-novo em melhor forma. Não dava para exigir muito e, por isso, foi bem bom. Estamos num bloco de treinamento que não dá para competir nadando muito rápido", disse.

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fotos de Melissa Franklin, eleita melhor nadadora de 2011 pela FINA


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação
http://www1.pictures.zimbio.com/gi/Melissa+Franklin+Swimming+Day+Twelve+14th+wa0lUz3sMnul.jpg

http://www3.pictures.zimbio.com/gi/Melissa+Franklin+Swimming+Day+Twelve+14th+4XfBT_y_ZEQl.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCs_5kSau55qX4awrDI9phaP235RDQ7jSoRKcur_AP5QPdkZ7qKLAMkLzumbgRzMzorzRGVRa7h3aq2QU9JBoJbYyVxiBXsNpzU6wi9cyh5VCsL5fkAdCR4_UopOiaqe6DHSJHLk_nBn8/s1600/Swimming%252BDay%252BFifteen%252B14th%252BFINA%252BWorld%252BChampionships%252BsMelissa+Franklin.jpg
http://reachforthewall.com/wp-content/uploads/2009/11/melissaFrank.JPG

Melissa "Missy" Jeanette Franklin (nascia em 10 de maio de  1995) é uma nadadora americana. Ela teve cinco medalhas ( três de ouro, uma de prata e uma de bronze) no Campeonato mundial de natação de 2011 e duas medalhas de prata no campeonato em piscina curta aos 16 anos.

Ela detem o recorde de 200 m costas em piscinas curtas e o recorde amerciano dos 200m em piscina olimpica. 

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Fotos de Ryan Lochte, melhor nadador de 2011 pela FINA


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

http://www.squarehippies.com/images/athletes/ryan_lochte/ryan_lochte14.jpghttp://images4.fanpop.com/image/photos/16700000/The-Lochtenator-ryan-lochte-16702223-405-594.jpg

http://cutehotguys.com/33567-1/Famous+American+swimmer+Ryan+Lochte+picture+_6_.jpg

http://www.cutehotguys.com/33573-1/Famous+American+swimmer+Ryan+Lochte+picture+_9_.jpg

http://sportv.globo.com/platb/files/980/2011/01/ryan-lochte-2009-7-30-12-41-13.jpg

http://www.squarehippies.com/images/athletes/ryan_lochte/ryan_lochte9.jpg

Ryan Lochte (Canandaigua, Nova York, 3 de Agosto de 1984) é um nadador norte-americano. Ele é detentor de vários recordes mundiais e é um medalhista olímpico. Ele conquistou medalha de ouro na prova de 4x200m livre nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e conquistou medalha de prata nos 200 m medley na mesma olimpíada. Ele também conquistou ouro nos 200 m costas e nos 4x200 m livre nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e também é um medalhista de bronze nos 400 m e 200 m individuais medley na mesma Olimpíada.

Lochte é especialista em nado costas e individual medley, mas também é um nadador estilo livre com grande desempenho. Ele é notado pela velocidade e distancia que ele desempenha quando está submerso na água. Ele também é rival nas águas de Michael Phelps e de Aaron Peirsol (este, já aposentado), mas fora delas são grandes amigos.





EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Ryan Lochte e Melissa Franklin são eleitos os melhores do ano pela Fina


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Ryan Lochte posa com as medalhas do Mundial de Xangai (Foto: Getty Images)

Os nadadores americanos Ryan Lochte, no masculino, e Melissa Franklin, no feminino, foram escolhidos como os melhores de 2011 pela Federação Internacional de Natação (Fina). A entidade revelou nesta segunda-feira os nove melhores atletas do ano e os prêmios que são distribuídos aos destaques em cada uma das cinco modalidades aquáticas que integram a federação internacional.

Junto a Lochte e Franklin, foram premiados os chineses Qiu Bo e Wu Minxia nos saltos, o sérvio Filip Filipovic e a grega Alexandra Asimaki no polo aquático, a dupla russa Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina no nado sincronizado e o alemão Thomas Lurz e a britânica Keri-Anne Payne na natação em águas abertas.

Estes prêmios são uma iniciativa promovida pela "Fina Aquatics World Magazine", na qual os premiados são os melhores ranqueados pelas 202 federações nacionais que integram a entidade e pelos votos de jornalistas especializados.

Lochte conquistou o triunfo após se sagrar campeão do mundo em 2011, em Xangai, nos 200m livres, 200m costas, 200m medley (recorde mundial), 400m medley e 4x200m livres.

Por sua vez, Franklin, que tem 16 anos, conquistou na mesma competição na China as medalhas de ouro nos 200m costas, 4x200m livres e 4x100m medley, a prata nos 4x100m livres e a medalha de bronze nos 50m costas.

melissa franklin mundial de natação  (Foto: agência AP)

EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Page 1 of 9412394