terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quanto mais cedo criança aprende a nadar, melhor é seu aprendizado na escola


100 atividades de Natação
Manual para Professor de Natação

Um estudo realizado por pesquisadores da Griffith Institute for Educational Research, na Austrália, descobriu que quanto mais cedo alguém aprende a nadar, melhor é o seu desenvolvimento intelectual. Os resultados da análise foram publicados online no dia 15 de novembro e fazem parte de um projeto entre a universidade e o Kids Alive Swim Program e Swim Australia.

Para chegar à conclusão, foram entrevistados pais de sete mil crianças com idade inferior a cinco anos. Cerca de 180 dessas crianças também foram submetidas a um teste intensivo de natação. Essa foi a pesquisa mais abrangente sobre o tema até então.

De acordo com o autor do estudo, crianças que aprendem a nadar precocemente adquirem diversas habilidades mais cedo do que a média populacional. Grande parte dessas habilidades, como a destreza motora e melhor expressão oral, ajuda na educação infantil da escola ou pré-escola, favorecendo o desenvolvimento intelectual.

A natação é um dos esportes mais indicados para crianças, principalmente as que sofrem de problemas respiratórios. Além de ser prazeroso, o contato com água evita crises alérgicas decorrentes do ar seco.

Natação: esporte completo

Quando o assunto é trabalho muscular, a natação pode ser considerada um esporte completo. Isso porque a água exige trabalho das pernas, braços e abdome. Outra vantagem é que a atividade exige execução igual e bilateral dos movimentos, o que favorece o desenvolvimento muscular proporcional.

A natação ainda estimula a consciência corporal e trabalha o sistema cardíaco e respiratório, sendo indicada para pessoas que precisam perder peso ou que tenham problemas respiratórios. Se o objetivo é melhorar o fôlego, exercícios de apneia são a melhor pedida. Para aumentar a intensidade, inclua equipamentos como palmares e nadadeiras.

Uma recomendação para quem nada em piscinas aquecidas é sempre vestir um roupão ou uma toalha ao sair da água para evitar o choque térmico. O alongamento também é fundamental para evitar cãibras, assim como uma refeição leve com carboidratos para repor as energias.

Por fim, não se esqueça de tomar uma boa ducha para eliminar o cloro. Se ficar em contato com os olhos, pode causar irritação e, em contato com o cabelo, leva ao ressecamento dos fios.
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação




Comente:

Nenhum comentário

Postar um comentário