Natação é uma ótima alternativa para os Idosos








Quando fala-se em exercícios para idosos, é muito comum associar a hidroginástica para beneficiar essa população. Porém, a Natação também é uma ótima atividade.   As atividades físicas oferecem importantes benefícios à população da terceira idade, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios, proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas.

A natação costuma ser muito indicada por médicos com o objetivo de melhorar a condição física do seu paciente, principalmente se estes apresentarem uma idade mais avançada ou possuírem problemas cardiovasculares e respiratórios.

A prática de uma atividade física, no meio aquático torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida devido aos vários benefícios que ela oferece, como:

• Auxilia na correção postural, conhecimento corporal e equilíbrio. Boa atitude corporal (pressão hidrostática).

• Auxilia o retorno venoso (pressão hidrostática).

• Auxilia a reeducação respiratória (pressão hidrostática).

• Melhora as qualidades e capacidades físicas, bem como o condicionamento físico geral, aeróbicas e musculares (resistência da água).

• Desenvolvendo a boa forma física, proporciona ao indivíduo uma aparência saudável e jovial, diminuindo as probabilidades de doenças.

• Proporciona ao indivíduo maior capacidade de resistência ao stress.

• Auxilia no relaxamento (flutuação, turbulência e temperatura – efeito massageador)

É importante que os idosos tenham alguns cuidados para que a prática da sua atividade física possa ser executada de forma responsável e sem possíveis prejudiciais à saúde:

  • Até o corpo se habituar, os idosos devem iniciar com leveza suas práticas debaixo d'água.
  • Devido ao fato dos mais velhos estarem mais sujeitos às alterações de sensibilidade e umidade, e também mais sensíveis ao choque térmico, se faz necessário manter a temperatura da água próxima a do corpo;
  • A terceira idade está muito mais sujeita a acidentes de percurso do que o resto das pessoas, sendo assim, é importante ter cuidado ao entrar e sair da piscina para evitar escorregar no piso molhado.

As atividades físicas estimulam a renovação dos ossos, combatendo perdas ósseas e possíveis fraturas. Na avaliação de muitos especialistas, a prática de natação na terceira idade é altamente recomendada, devendo ser poupada somente em casos de restrição médica.

Por último, lembre-se que a velhice pode ser muito dolorosa para algumas pessoas, e a prática de atividades físicas, como a natação, pode trazer mudanças significativas na vida dessas pessoas.



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário