Segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith, na Austrálias, crianças que praticam natação desde pequenas se desenvolvem mais rapidamente do que aquelas que não aprendem a nadar.
O estudo envolveu cerca de 7.000 crianças menores de cinco anos na Austrália, Nova Zelândia e nos Estados Unidos por três anos. Além disso, os pesquisadores escolheram mais 180 crianças de três, quatro e cinco anos, que passaram por testes intensivos.
Os resultados mostraram que as crianças que praticavam natação desde muito pequenas alcançavam várias habilidades mais cedo do que aquelas que não faziam tal atividade. Entre essas habilidades estão as físicas, visuais e motoras.
Os pesquisadores explicam que essas habilidades ajudam as crianças na transição para os contextos de aprendizagem formais, como as escolas. O estudo mostrou, também, que o contexto socioeconômico e o gênero não interferem na conquista das habilidades.
Na fase escolar, crianças que nadavam se saiam melhor em tarefas de matemática, escrita e expressão oral.
Fonte: Diário da Saúde, 21 de novembro de 2012.
Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação
Nenhum comentário