A natação tem vários estilos. O nado peito é um deles. Ele é realizado com o corpo em decúbito ventral, ou seja, na posição de bruços. A atividade movimenta os membros superiores, inferiores e trabalha as vias respiratórias, sendo considerado um exercício completo
Veja oito educativos para melhorar a execução do nado peito na Natação:
1 - BIGODE - muito eficiente para a pegada no nado peito. Com os braços estendidos à frente, abrir a braçada até um pouco mais do que a largura dos ombros. Fechar os braços fazendo um movimento parecido com um bigode ou um "u" com cada mão, ao mesmo tempo que sobe a cabeça para respirar. Os cotovelos flexionam-se muito pouco e é muito importante acelerar a braçada e colocar muita força.
2 - Executar o exercício anterior com perna de borboleta, peito ou crawl.
3 - Palmateio de peito - com a cabeça na água e os braços estendidos à frente, fazer um movimento circular somente com os ante-braços, afundando bastante a mão. Este exercício pode ser feito com pernada de peito, borbo, crawl ou com flutuador.
4 - Nadar 25 somente com o braço direito, somente com o braço esquerdo ou alternando a cada 2 ou 3 braçadas.
5 - Peito alto - Nadar peito, subindo bastante na hora de respirar. Bom para aumentar a força no final da braçada.
6 - Recuperação aérea - Recuperar o braço por fora da água.
7 - Cabo de vassoura - Nadar com um cabo de vassoura ou cano em baixo das axilas, isso limita a abertura dos braços para que não ultrapasse a linha do ombro.
8 - Peito Submerso - Nadar completamente submerso - ajuda no trabalho para diminuir o arrasto.
O nado peito tem inúmeros benefícios à saúde, tais como: aumento da flexibilidade, desenvolvimento da resistência muscular, cardiorrespiratória e força, sem causar impacto na musculatura ou articulações.
Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação
Nenhum comentário