Natação é um esporte para crianças asmáticas?







Dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Esses são alguns dos sintomas da asma, doença que causa inflamação nas vias respiratórias e provoca o seu estreitamento, o que leva pessoas das mais variadas faixas etárias a terem dificuldade na hora de puxar o ar. Durante muito tempo, pediatras e profissionais da saúde recomendaram a Natação para crianças asmáticas. Será que a Natação é um esporte interessante para crianças asmáticas?

A natação é um exercício saudável que é bem tolerado por asmáticos porque induz broncoconstrição menos severa do que outras modalidades de atividade física. Esse efeito protetor da natação provavelmente resulta da alta umidade do ar inspirado no nível da água, o que reduz a perda de água pela respiração e possivelmente diminui a osmolaridade do muco das vias aéreas. A posição horizontal do corpo durante a natação também pode exercer um papel nisso ao alterar a rota respiratória e, portanto, produzir menos resistência das vias aéreas do que outros esportes. Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida.

Quer saber mais?  Entenda os motivos:

  • É um exercício aeróbico que melhora muito o condicionamento físico, ou seja, exercita o músculo mais importante do corpo, o coração. Isso é fundamental para todas as crianças.
  • A natação relaxa e alonga a musculatura do pescoço e ombros, que costuma ficar encurtada em quem respira com dificuldade. Doenças respiratórias provocam uma alteração na postura da criança que, se não for adequadamente corrigida, trará deformidades para toda a vida. É fácil observar que os asmáticos não tratados ficam com os ombros elevados e anteriorizados, a coluna torácica apresenta uma curvatura mais acentuada e a barriga fica proeminente porque a lordose da coluna lombar se retifica. A natação ajuda muito a evitar essas alterações posturais.
  • Ao criar uma consciência corporal e exercitar os músculos da respiração, a criança que pratica natação aprende a usar o diafragma, o músculo mais importante para a respiração.
  • O asmático pode apresentar tosse e falta de ar ao realizar atividades físicas e até apresentar limitações para a prática de esportes. No clima seco há maior probabilidade de isso acontecer. O ambiente úmido das piscinas evita que o asmático tenha crises desencadeadas pelo exercício e as limitações no desempenho do atleta.

A natação é um excelente esporte para o asmático, mas não cura a doença. O asmático costuma apresentar longos períodos de remissão de sintomas da doença à medida que se aproxima da adolescência. Como é nessa fase que a maioria das crianças consegue efetivamente um bom desempenho na natação, a família e o próprio paciente interpretam que a natação foi o motivo da melhora.

Até a próxima!



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário