Natação para adolescentes








A natação é um dos esportes mais completos, além de ser prazeroso. Seus benefícios físicos e emocionais impactam todas as idades. Por isso, qualquer pessoa pode fazer!

Geralmente, as aulas são personalizadas para as diferentes faixas etárias. O programa, feito por uma equipe multidisciplinar, privilegia as necessidades dos jovens nessa fase. Conheça os principais benefícios da natação na adolescência:

  • Ensina foco e disciplina: a natação exige concentração e disciplina e essas características adquiridas com as aulas acabam se estendendo também para as tarefas escolares;  
  • Reduz o sedentarismo: nessa fase, a alimentação dos jovens não costuma ser balanceada, o que pode acarretar outros problemas. A natação contribui para evitar o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade;
  • Mais autoestima: a natação ajuda a produzir endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, ajuda a manter a forma e a superar limites. Por isso, a autoestima é um dos ganhos;
  • Proporciona equilíbrio: equilíbrio na vida é tudo e a natação garante isso entre o físico e o mental. Resultado? Mais saúde, sistema imunológico mais forte e mais qualidade de vida. 

Além disso, durante o crescimento podemos ter algumas alterações posturais, alterações na coluna vertebral ou nos membros, estas alterações podem ser por vários motivos, como fraqueza muscular ou óssea, tensão ou encurtamento muscular e até mesmo aspectos emocionais, entre outros.

A natação é um esporte que trabalha todos os segmentos do corpo, fortalece e dá resistência aos ossos, músculos e articulações. Assim automaticamente e de forma muito natural ocorre uma correção postural, colocando o corpo em harmonia e trabalhando com eficiência para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Adolescentes que nadam tem melhoria nas relações interpessoais, são mais motivados, possuem qualidade de vida e são mais felizes. 



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário