Torne sua braçada na Natação mais eficaz








Você pode escolher o mar ou a piscina. A Natação, em qualquer um dos dois lgares, vai te ajudar porque é um esporte extremamente completo. Ela faz você treinar o corpo todo, não tem impacto, melhora o tônus muscular, queima calorias, reduz os sintomas das alergias e ainda fortalece o coração.

O nado crawl é o mais popular porque traz mais velocidade, é mais fácil de aprender e traz um melhor fortalecimento muscular. De maneira geral, o nado crawl consegue ser o estilo que permite maior velocidade devido ao estilo de braçada que dá mais impulso e propulsão durante o percurso.

Esse nado se caracteriza por ter movimentos sincronizados de braços e pernas. Para tornar a técnica desse modo de natação ainda mais perfeita, existem algumas dicas que você pode seguir, uma delas é nadar usando um flutuador nas pernas para ter maior concentração na hora de movimentar os braços.

Os professores de natação e especialistas na área já notaram que algumas técnicas podem favorecer o atleta durante a prática. Elas são simples, mas o que define a eficácia é a dedicação do atleta aos treinos.

Uma delas é fazer o nado crawl apenas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido. Ele pode ficar em uma posição mais curva. Isso aprimora o movimento de cada um deles e ajuda no conhecimento do corpo. Lembrando que uma característica do crawl é alternar os braços submersos, puxando a água para baixo e para fora, para dentro e para trás.

Outra técnica que pode favorecer você a desenvolver esse tipo de nado é fazer uma espécie de "2-2-3". Calma, eu te explico! A ideia é dar duas braçadas com um braço (o outro fica esticado neste momento), outras duas com o outro e depois três alternadas. Ela também ajuda na coordenação e na execução correta dos movimentos.

Forçar a flexão do cotovelo também pode ser uma boa! A indicação é para que ele saia um pouco antes das mãos.

Um erro constante é tentar colocar muita força no início da braçada como uma tentativa desesperada de conseguir apoio. Outra característica desse erro é que durante o movimento de propulsão esses nadadores mantém o cotovelo esticado, pois o nadador não só gasta mais energia como produz forças de propulsão em direções conflitantes que diminuem a velocidade do nado.


O treino de outros tipos de nado, como o costas – que chega a ser chamado de crawl invertido, também é recomendado. A atividade ajuda na coordenação do nadador, que consegue trabalhar melhor todos os estilos.


Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário