Como ensinar crianças a mergulhar para competições de natação





Como ensinar crianças a mergulhar para competições de natação
Cair de barriga é a última coisa você que quer que aconteça ao ensinar uma criança como saltar do bloco de partida e mergulhar corretamente em competições de natação. De acordo com o site "CoachesInfo.com", um bom salto inicial é fundamental para se conseguir a vitória em distâncias curtas  como a 50 m livre, podendo contribuir em 30% do percurso total. Guie seus jovens nadadores para que aprendam a aprimorar os seus saltos iniciais com muita prática e empenho.
  1. O nadador tem apenas um objetivo no salto inicial


    Coloque as crianças sobre os blocos de partida da piscina. Mostre-lhes a técnica de mergulho adequada chamando um adolescente que já nada em competições para mostrá-la. As crianças podem vê-la de perto e tentar imitá-la.

  2. Instrua o adolescente para que passe por cada movimento lentamente enquanto explica para as crianças em voz alta. Diga por exemplo: "Ele agora está colocando seu pé de apoio à frente e, em seguida, colocando as duas mãos para baixo, sobre o bloco".
  3. Ensine as crianças a subirem no bloco e a realizarem cada movimento conforme mostrado. Junte a todas para que tentem imitar a forma adequada. Deixe-as praticar enquanto as supervisiona. Pergunte-lhes se possuem alguma dúvida.
  4. Se for possivel, grave as crianças praticando seus saltos depois de algumas sessões. Após o treino, veja as gravações juntos para mostrar e explicar a elas como melhorar seus mergulhos. Exiba também vídeos de nadadores olímpicos que possuem excelentes habilidades de mergulho.
  5. Realize uma competição durantes os treinos onde as crianças possam realizar seus mergulhos e se preparar para a competição real. Discuta como está o desempenho de cada uma e ajude-as caso precisem ajustar seu salto.

Dicas & Advertências

  • A paciência é uma importante virtude quando se trata de ensinar esportes às crianças. Elas precisarão de muita prática antes de um bom desempenho.
  • Pratique diferentes tipos de saída, como a clássica ou a "agarre", encontrando a melhor que se adapte a cada criança.
  • Deixe que as crianças errem bastante para aprender com seus erros.
  • Não seja tão exigente ou crítico com as crianças. Quanto mais jovem é a criança, mais deve tentar se divertir dentro da piscina.


Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário