Saiba mais sobre reações de partida na Natação






http://rogerioromero.ig.com.br/wp-content/uploads/2012/04/52t8pucyvdu0d0zzus6euoqdf.jpg

O intervalo entre o sinal de partida e o primeiro movimento do atleta pode ser considerado como tempo de reação. Esse intervalo de tempo deve ser encurtado somente mediante o sinal de partida. A saída da natação, sobretudo em provas de velocidade e revezamento, pode ser comparada à largada e à saída de outros esportes, como o atletismo, por exemplo, pois quanto mais curta a prova, mais significativa poderá ser a influência da reação

A concentração do atleta no sinal de partida, e não nos movimentos de saída, gera tempos de reação mais rápidos, pois isso acontece porque o cérebro funciona como um computador ao reagir mais lentamente quando há necessidade de processar maior número de informações. Ao levarmos esse assunto à prática, podemos observar que os atletas tomam mais tempo para reagir depois de ser soado o sinal de partida se eles estiverem mais concentrados no movimento que irão executar durante o mergulho.

Se conseguir se concentrar exclusivamente no sinal de partida, seus tempos de reação poderão sofrer uma redução significativa, porque o processo acontecerá automaticamente.

Pesquisas e tomadas de tempo realizadas em atletas indicam que a diferença de velocidade situa-se entre 0,03 a 0,06 segundos.

Essa técnica pode ser utlizada com mair sucesso se submeterem a aprender a mecânica dos movimentos de saída de forma minuciosa, a ponto de realizarem o gesto sem ter que pensar nele. Afinal, quando fazemos uma simples caminhada, não paramos para pensar em mudar os passos, pois isso ocorre automaticamente.

Nada adiantaria ter uma boa reação se o mergulho não for eficiente, sobretudo em relação ao vôo, entrada na água e deslizamento submerso. Todo o tempo de reação poderá melhorar um pouco se o nadador conseguir se concentrar apenas nos elementos do mergulho que estão incorretos, e não na seqüência toda de movimentos.

Alguns exercícios podem ser aplicados para treinarmos a reação nos atletas como, por exemplo:

1- O atleta se posiciona e o técnico executa uma palma como sinal, repete com sinal de apito, repete com um comando de voz.

2- O atleta se posiciona e o técnico define um dos sinais, como por exemplo o apito, e antes de executálo usa o som de uma palma, o comando de voz, etc, mas o atleta só poderá sair no som definido, no caso o apito.

3- O atleta se posiciona com um flutuador em umas das mãos, joga o mesmo para trás sobre o ombro e assim que ouvi-lo tocar no solo executa a saída.

4- O atleta se posiciona e o técnico mantém um som ligado com músicas variadas, ao parar o som o atleta executa a saída.


Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário