O nado de costas e os seus beneficios





Costas - Swim Channel

Tenho uma coisa a confessar: eu adoro o nado costas. Acho ele relaxante, que me 'alonga' no treino e é fácil de fazer. Além disso, posso olhar para o céu enquanto nado em vez de olhar para o fundo da piscina.

O nado de costas causa uma boa sensação após a execução de séries intensas de crawl (ou livre) e borboleta. Ele também é executado, normalmente, em aquecimentos, tiros e séries mais fortes por nadadores especialistas nesse estilo.

Ele é basicamente um crawl invertido, e único estilo em que o nadador faz o movimento olhando pra cima (decúbito dorsal). Para uma boa execução, o tronco e as pernas devem estar bem alinhados. O mais importante na posição do nado de costas é manter o corpo paralelo ao nível da água. No nado de costas, mais do que em outros estilos, a cabeça controla o seu movimento. A batida de pernas deve ser alternada e os joelhos devem ficar dentro d’água para ajudar na estabilização do corpo. Já a fase aérea da braçada é executada virando-se a mão. Normalmente os técnicos dizem para a mão sair da água com o dedão e entrar nela com o dedinho. Para explicar esse movimento giratório, os braços precisam manter-se na linha dos ombros.

Em relação a respiração durante o nado, deve-se seguir o mesmo princípio dos outros estilos, inspirando pela boca e expirando pelo nariz, mas no nado de costas com o rosto sempre fora d’água.

Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Um comentário:

  1. Aos 76 anos, pratico costas ha 3,5, desde que recebi valvula aortica (valve on valve) + protese aortica. E apos tantos anos em crawl, estou satisfeitissimo, pelo alongamento que proporciona, os movimentos (braços e perna) de mais facil autocorreção, respiração, ter o céu como companheiro, etc. Atualmente faço 1,1 mts ao dia, 3 minutos a cada 100 mts.

    ResponderExcluir