Dois aspectos importantes para o professor de Natação





Pratica natação? Confira o que comer antes e depois de nadar

A pratica de Natação pode ser ensinada em escolinhas do esporte, em academias, na escola, em clubes específicos. E como pode ser ensinada em qualquer idade, os professores que trabalham com esse esporte tem um leque de opção enorme.

Quem lida com Educação Física Escolar não tem dúvidas de que a Natação é uma excelente forma de se trabalhar com as crianças e adolescentes. Para locais que tenham piscina disponível, certamente deve ser uma opção para aulas.

A Natação, assim como qualquer outro esporte, possui características próprias e são divididas em nados (ou estilos). São quatro: borboleta (golfinho), costas, peito, crawl (livre). Cada nado desse tem suas regras de movimento na água - braçadas e pernadas. Ensinar os movimentos específicos de cada nado é o desafio diário do profissional que trabalha com Natação na Escola ou Escolinhas.

Duas coisas são importantes para o professor de Educação Física que trabalha com a Natação:

- Sequencia Pedagógica do processo de ensino

- Variedade de atividades para aplicar nas aulas.

Vem comigo que vou explicar esses dois itens do processo de ensino.

Para uma criança ter um bom aprendizado de natação, ela precisa passar por etapas. Essas etapas podem ser chamadas de sequencia pedagógica. São várias etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. Na Natação, essas etapas tem 5 níveis.

NÍVEL I - Adaptação a água.

- NÍVEL II - início dos nados de crawl e de costas.

- NÍVEL III - aperfeiçoamento dos nados de crawl e costas, assim como o inicio dos nados de peito e borboleta.

- NÍVEL IV - aprendizagem final dos nados de peito e de borboleta, coordenando os dois nados globalmente.

- TREINAMENTO

Se você quiser saber mais sobre esse processo, vou te ajudar. Estou disponibilizando uma apostila que fala dessas etapas em detalhes todos esses niveis. Mande um email para ds.natacao@gmail.com e faça a solicitação do material. É grátis.

Para o segundo item, eu tenho uma dica para te dar. A variedade em atividade numa aula de Natação é fundamental para a motivação do aluno e para o desenvolvimento de movimentos. Em muitos momentos, fazer o movimento de formas diferentes ajuda num melhor desenvolvimento motor e facilita o aprendizado. Se você procura essa variedade e ideias para incrementar suas aulas, o guia TOP 100 Natação Escolar pode te ajudar e eu indico. São 100 atividades com brindes que você para distribuir nos seus planos de aulas, dependendo do seu objetivo.

E você nem vai acreditar no valor deste guia. Clique no botão abaixo e confira.



As duas dicas estão dadas e espero que você continue evoluindo em suas aulas de natação.

Boas aulas!

Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário