Como deve ser o inicio na Natação?








A natação é um dos esportes mais completos para o corpo humano, sendo inúmeros seus benefícios. Dentre eles, podemos citar que em crianças na faixa etária entre três e seis anos de idade, apresentam desenvolvimento significativos no que diz respeito a sua capacidade motora, afetiva e cognitiva, explorando e vivenciando suas possibilidades, além de melhorar seu sistema cardiorrespiratório, tônus muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, habilidades tais como lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, noção espacial, temporal e ritmo, além da sociabilidade e autoconfiança

Para o estreante em natação, o trabalho de iniciação no meio líquido, por meio de adaptações sensoriais, é fundamental. Para isso, vale estimular os órgãos responsáveis pelos sentidos, aprender os movimentos básicos de pernas e até ficar sentado na borda da piscina, sem se deslocar, para saber como funciona a técnica da propulsão. O próximo passo será o início do deslocamento com, apenas, um deslize simples, auxiliado pelo professor, ensinando a como trabalhá-lo junto com a propulsão. Em um terceiro momento, então, é introduzido o batimento de pernas, que traz o princípio de sobrevivência.

A natação infantil envolve desde a ativação das células cerebrais da criança até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico. Cabe ao professor respeitar a individualidade de cada aluno, pois cada aluno estará em uma forma de desenvolvimento diferente e reagem de maneiras distintas aos estímulos aplicados pelo professor.

Um dos maiores benefícios da natação é que esse esporte pode ser realizado por todas as idades. Crianças, adultos ou idosos podem começar a praticar aulas dentro da piscina.

Claro que para cada público as aulas e exercícios serão diferentes. As técnicas irão se desenvolver aos poucos e em alguns meses já será possível realizar bons nados.

Além disso, a natação é um exercício físico e, consequentemente, também proporciona todos os benefícios à saúde física e mental que as outras atividades.

Indicação de Cursos sobre Natação para aperfeiçoamento profissional:



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário