Natação e a Bronquite Asmática








A natação é a atividade que mais oferece benefícios a portadores de Bronquite Asmática por ser um dos melhores exercícios aeróbicos e trabalhar diretamente a respiração do aluno, aumentando o fluxo de ar nos pulmões. Além disso, a água facilita a entrada de ar nas vias aéreas devido à umidade e, por ser um vasodilatador natural, melhorando a circulação sanguínea.

A medida que o exercício é praticado, o organismo responde ao maior consumo de oxigênio. A pressão que a água exerce sobre o tórax, faz com que ele tenha que forçar os músculos inspiratórios para pegar o ar, já que a dilatação torácica está dificultada pela pressão da água – para soltar o ar também é requerida uma força maior dos músculos expiratórios. Desta forma, o esforço repetido várias vezes traz um efeito positivo na respiração do aluno.

A pressão da água no tórax faz com que a pessoa force os músculos respiratórios para puxar e soltar o ar durante a prática dos exercícios, o que é benéfico para quem sofre de bronquite. O exercício na água aumenta a resistência do organismo, ajudando nas crises de bronquite e, inclusive, na cura da asma.

Por meio dos movimentos dos braços ocorre o alongamento da musculatura intercostal e abdominal, facilitando a respiração diafragmática. Toda a musculatura envolvida na prática da natação trabalha os pulmões, auxiliando no sistema cardiorrespiratório.

Em pouco tempo, a pessoa com problemas respiratórios já pode perceber os excelentes resultados, mas isso não significa que a mesma está curada e que pode parar com a natação, pelo contrário, a pessoa deve continuar a prática do esporte, até mesmo pelos inúmeros benefícios para a saúde.

O ideal é que a prática da natação realizada por pessoas com bronquite seja feita em piscina que não contenha cloro, pois é uma substância alérgena e seu cheiro pode prejudicar a respiração. O cloro é usado para a desinfecção da água, mas atualmente existem outros meios para isso, como a ionização com cobre e prata e a radiação ultravioleta.

Outro cuidado que se deve ter é em relação ao choque térmico. Procure piscinas cobertas e lembre-se de que após nadar é preciso se agasalhar bem, principalmente bebês, crianças e idosos.


E-book completo Bronquite, sua causas, sintomas, como se cuidar para poder curar os sintomas, evitar danos permanentes e viver normalmente. Clique aqui e saiba mais!




Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário