Nadar de forma cadenciada é uma opção para relaxar a musculatura






Praticar natação de forma lenta, alongada e cadenciada, visando o relaxamento da musculatura, é uma boa opção. Os relaxamentos já mencionados no artigo anterior, como o Watsu, que remete a sensação de retorno ao útero materno, onde a pessoa é embalado no colo do terapeuta, também são recomendados.

hidroterapia euatleta (Foto: Divulgação)

Você pode ir à praia, cachoeira , rio e ficar na água relaxando, energizando-se sem maiores esforços. É uma semana de reposição energética, calórica e metabólica e de recuperação muscular e mental. Após está semana, os treinos podem ser reiniciados. Lembrando-se que é necessária a variedade de estímulos. É importante alternar treinos de velocidade e longas distâncias, diferentes tipos de solo como areia, grama, asfalto.

A alternância de atividades na água e no solo, preparam você de uma maneira global e efetiva para diferentes tipos de prova, tornando-se um atleta mais completo, mais saudável e menos sujeito à lesões. A mente fica mais aberta, mais receptiva do que quando fazemos o mesmo tipo de treino, sempre com os mesmos estímulos, o que pode acarretar em uma fadiga mental e, consequentemente, em fadiga física.

O seu rendimento será outro, o cérebro descobre novos caminhos, são criados novas estratégias, resultando em um maior amadurecimento atlético. A criatividade física e mental no treino é muito importante, a motivação e o prazer levam a saúde. É um trinômio da vida - motivação, prazer e saúde.




Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário