Nos Jogos Olímpicos de Verão, os nadadores brasileiros fazem sua estreia juntamente com a primeira delegação nacional a participar dos Jogos, em 1920, na cidade belga da Antuérpia. A delegação, devido ao desconhecimento de técnicas, estilos e da própria piscina olímpica fez com que vários atletas brasileiros desistissem da disputa. Somente Orlando Amêndola e Ângelo Gammaro - que também integravam a equipe de pólo aquático - caíram na água. Orlando competiu nos 100 metros livre, ficando em sexto na 4a. bateria, enquanto Ângelo disputou os 200 metros peito, ficando em terceiro da 2a. bateria com o tempo de 1m22s0. Ambos foram eliminados logo na primeira rodada.
A primeira medalha somente seria conquistada 32 anos depois, em Helsinque, na Finlândia. A primeira de ouro viria somente em Pequim 2008. Nenhuma mulher ainda alcançou a conquista do pódio. No total foram onze medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e sete de bronze para a equipe verde e amarela.
A natação tem em seu histórico o integrante mais jovem de uma delegação brasileira nas Olimpíadas: Talita Rodrigues disputou o revezamento 4x100m livre nos Jogos de 1948, em Londres, quando tinha apenas 13 anos e 347 dias de idade.
Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação
Nenhum comentário