Monique Ferreira anuncia fim de carreira






Natação - Monique Ferreira (Foto: Divulgação/CBDA)

Ao fechar o revezamento 4x100m medley do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, Monique Ferreira demorou mais do que o habitual para deixar a piscina. A finalista olímpica em Atenas-2004 queria saborear os últimos minutos dos 25 anos dedicados à natação brasileira. Sem conseguir controlar as lágrimas, a carioca de 31 anos se despediu neste sábado do esporte e foi consolada pelas amigas.

- Eu sempre procurei fazer o máximo. É uma paixão. Desde os 3 anos que eu nado e, desde os 6, estou competindo. Então, são 25 anos de natação competitiva. Nesse momento sinto que tenho que deixar a natação. É um momento feliz, porque tenho que dar espaço para as outras coisas, mas triste também. Se você falar para eu definir a natação em uma palavra, diria "vida" – disse Monique, ainda emocionada após ser abraçada pelas amigas da natação.

Na seleção brasileira desde 1998, Monique Ferreira era considerada um dos ícones da natação feminina do país. Em Atenas-2004, sua primeira participação olímpica, viveu o momento mais importante da sua carreira ao terminar em sétimo lugar no revezamento 4 x 200m livre. A carioca ainda disputou os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Monique deixa o esporte, mas algumas de suas marcas permanecem. Ela ainda é a atual recordista sul-americana dos 200m livre (1m59s78) e dos revezamentos 4x100m livre (3m41s49) e 4x200m livre (8m05s29). Formado em Direito, seu próximo desafio será fazer uma pós-graduação em Marketing Esportivo. É assim que pretende seguir envolvida com a natação mesmo fora das piscinas.

- O que eu sempre procurei fazer foi servir de exemplo para as equipes de base. Sempre nadei em equipe grande, em clube grande. E minha maior alegria era nadar pela seleção. A minha maior conquista foi a final de Atenas. Então, é com tristeza que deixo o esporte. Mas eu quero continuar nesse meio.

Na despedida, Monique por pouco não sentiu também o gostinho de subir ao pódio pela última vez. Com o tempo de 4m24s79, o revezamento do Flamengo terminou em quarto lugar. As medalhas ficaram com Pinheiros, Minas e Corinthians, respectivamente.
 



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário