Kaio Márcio vai mal no Pan e vê soberania no borboleta ameaçada





Três provas, duas medalhas: uma de ouro e uma de bronze, sendo a primeira no revezamento 4x100 medley, em que ele nem mesmo nadou a final, e a segunda na prova que é a sua especialidade, os 200m borboleta. Nos 100m borboleta, a decepção. Um tímido oitavo lugar na final (dentre oito nadadores). Esse foi o resultado do paraibano Kaio Márcio nos Jogos Panamericanos de Guadalajara. O desempenho do nadador só constatou o que já se suspeitava: Kaio não está mesmo em sua melhor performance nas piscinas.

Natação - Pan Guadalajara - Kaio Márcio e Mangabeira (Foto: Satiro Sodré / Agif)Kaio Márcio ao lado de Gabriel Mangabeira: brasileiros foram mal na prova dos 100m borboleta do Pan
(Foto: Satiro Sodré / Agif)

A decaída do atleta começou a ser notada desde o último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em julho, em Xangai. Segundo ele disse na época, uma virose às vésperas da competição prejudicou seu resultado nas piscinas. Kaio não conseguiu ir à final em nenhuma das provas que competiu.

A fim de esquecer o Mundial, o nadador do Fluminense até que conseguiu se recuperar, em partes, no Troféu José Finkel, que aconteceu no mês de setembro em Belo Horizonte: foi ouro nos 200m borboleta. Leonardo de Deus, integrante da nova geração da natação brasileira, arrancou o bronze terminando com dois segundos a mais. Nos 100m, Kaio não passou das eliminatórias.

Kaio Márcio na natação em Xangai (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Mesmo assim, ainda foi para o Pan como uma das promessas brasileiras de medalha. O que se pôde perceber, no entanto, é que o Kaio Márcio de hoje não é mais o mesmo. Aos 27 anos, a idade talvez tenha pesado nos resultados. Prova disso é que foi Leonardo de Deus, com 20 anos, quem desbancou o até então soberano no nado borboleta brasileiro e conquistou o ouro nos 200m em seu primeiro Pan. Nos 100m, o outro brasileiro era Gabriel Mangabeira, que aos 29 anos também decepcionou na final, com o sexto lugar.

Fazendo uma comparação com o último Pan, realizado no Rio de Janeiro em 2007, Kaio, que tinha apenas 23 anos, conquistou o ouro nas duas provas (100m e 200m) e de quebra ainda ganhou a prata na final do 4x100 medley. A diferença é que, além de ter conseguido êxito em todas as provas que competiu, o atleta ainda foi escalado para a equipe de revezamento que nadou a final. Neste ano, o ouro veio por ter competido pela "equipe reserva" que nadou as eliminatórias.

Mesmo com todos os problemas, Kaio ainda tem índice para os Jogos Olímpicos de Londres. A preço de hoje ele competiria nas duas provas de borboleta das Olimpíadas, mas como cada país só pode enviar dois atletas por prova, ele tem que torcer para que até lá ele não seja superado pelos adversários diretos. Se isto não acontecer, o paraibano segue para o que pode ser sua última Olimpíada, quando o nadador já estará perto dos 28 anos.

Sucessor

Pelos últimos resultados da natação brasileira, Leonardo de Deus parece mesmo que chegou para suceder o paraibano nos 200m borboleta, que até então era a especialidade do paraibano.

Assim como Kaio, ele também já conquistou o índice olímpico justamente para essa prova e tem vaga praticamente garantida em Londres.

Leonardo de Deus pan-americano ouro natação (Foto: Satiro Sodré/Agif)


Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário