Manaus terá competição de natação no meio do rio Negro





O rio Negro - um dos cartões postais de Manaus - será "invadido" pelas braçadas de mais de 70 nadadores no Circuito de Águas Abertas, a partir das 8h (9h de Brasília) de domingo. A competição, tradicional no calendário esportivo de Manaus, terá sua primeira edição este ano com provas disputadas nos mil e três mil metros.

Conhecido por sua imensidão e volume d'água , o rio Negro impõe aos nadadores que se arriscam em suas águas maior dificuldade no desenvolvimento de suas braçadas e, por isso, é escolhido por muitos atletas como ideal para treinar.

- Treinar no rio Negro é ótimo porque nos fortalece, nos prepara melhor para competições que são realizadas fora do Amazonas, principalmente no mar. Então, vou encarar esta prova como mais um treino, algo que vai ajudar a reforçar minha resistência - explicou a nadadora Giovanna Reis, que ganhou o título de rainha do mar, no último mês de agosto, ao vencer uma prova de natação no Rio de Janeiro.

Outro que também garantiu título de nobreza - o de rei do mar - e que também estará na disputa do rio Negro é Vitor Gadelha.

- Aqui a água é mais escura, o que torna mais difícil a localização de um ponto. Já no mar, ou em uma lagoa, por se tratar de água mais clara, fica mais fácil localizar as bóias, portanto treinando no rio Negro, estaremos mais fortalecidos fora do Amazonas - reforçou o atleta.

Experiência nas águas

Não são apenas os mais jovens que terão vez no Circuito de Águas Abertas. Maria Nazaré, 57, nada desde os dois anos e também participará da competição na categoria master.
- Eu me sinto feliz nadando, competindo, e não pretendo parar. Sinto que faz bem para minha saúde. Acho até que sou um exemplo para crianças e adolescentes sedentários - comentou.

Disputa em cinco categorias

Além da master - para nadadores com mais de 30 anos, a prova será disputada em outras quatro categorias: petiz para atletas de 11 e 12 anos, infantil para atletas de 13 e 14, juvenil para quem tem 15 e 16 anos e júnior/sênior para atletas que tenham pelo menos 16 anos e menos que 30.
- A prova será domingo, com largada às 8h, no flat do Tropical Hotel Manaus, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O local será o mesmo para a chegada dos nadadores. A competição será disputada nos mil e três mil metros e não haverá separação nas provas. Homens e mulheres competirão juntos - explicou o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Vitor Façanha.

Prova será em um dos rios mais extensos do mundo

O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas e está entre os mais extensos rios de água doce do planeta. Ele é navegável por 720 Km acima de sua foz e pode chegar a ter apenas um metro de água no período da seca. Além disso, há muitos bancos de areia em seu percurso. Por outro lado, na estação das chuvas, ele transborda, inundando as regiões ribeirinhas em distâncias que vão de 32 a 640 Km.
 



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário