Com nome de medalhista olímpico, Gustavo Borges triunfa na natação





O paulista Gustavo Borges foi o destaque no nado borboleta das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 12 a 14 anos, em João Pessoa, capital da Paraíba. Homônimo do medalhista olímpico Gustavo Borges, o aluno do Colégio Joana Darc, de São Paulo, conquistou a medalha de ouro nos 50m e a de prata nos 100m borboleta.

O nome de campeão já rendeu diversos frutos ao atleta. Em agosto, o Gustavo famoso encontrou o jovem de Cubatão antes dos treinos no clube Pinheiros e desejou boa sorte ao xará.

- Ele disse que eu tenho grande potencial. Meu sobrenome é Borges e meus pais escolheram o nome de Gustavo, mas nem eram muito ligados à natação. Foi coincidência mesmo - lembrou o nadador de 14 anos.

Gustavo Borges disputou a sua primeira Olimpíada Escolar na capital paraibana e agora se prepara para o troféu Chico Piscina, que acontece daqui a duas semanas, em Mococa, no interior paulista. Ele ainda reside em Cubatão, deu suas primeiras braçadas na Academia Fitness. Hoje, está se tornando um colecionador de títulos.

Atleta Gustavo Borges durante prova das Olimpíadas Escolares (Foto: Wagner Carmo / COB)

No Campeonato Brasileiro de Inverno, realizado em Recife (PE), o nadador conquistou o título nos 100m costas, provando que o seu forte é a versatilidade.

- Em Mococa vou nadar o livre, borboleta e costas. Nas Olimpíadas Escolares só nadei o borboleta porque queria aperfeiçoar o meu nado. A competição é muito forte, bem disputada e não dava pra nadar todas as provas - afirmou o fã de Michael Phelps, que ganha bolsa na escola de 100%, por conta da natação.

Gustavo nadava pela Unisanta, de Santos (SP), cidade próxima a Cubatão. Agora, ele precisa viajar todos os dias até São Paulo, onde treina no Clube Pinheiros, local que lhe oferece as melhores condições de trabalho.

Avesso às dificuldades, o jovem só pensa em treinar e estudar, o que concilia com certa dificuldade. Nas horas vagas, o atleta tem um hobby: jogar futebol, para desespero do técnico.

- Jogo futebol de praia. Sou meio-campista. O pessoal da natação de Santos formou um time. Esse é meu passatempo - comentou.



Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Natação segundo a Psicomotricidade
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Comente:

Nenhum comentário