Bruno Fratus foi uma das grandes surpresas no Mundial de Esportes Aquáticos deste ano, em Xangai. Desconhecido do grande público, o nadador de 22 anos foi o mais rápido na semifinal dos 50 metros livre, deixando para trás feras César Cielo, Alain Bernard e Nathan Adrian.
Na final, Bruno não repetiu o desempenho e terminou em quinto. Mas, mesmo sem medalha, entrou no grupo dos atletas de elite das provas mais rápidas da natação. É assim que ele chega ao Pan – como favorito a medalha e maior adversário de César Cielo nos 50 e 100 metros livre. Com uma diferença com relação ao Mundial, um segredo daqueles que a experiência costuma contar: Fratus quer, como ele mesmo define, pensar menos.
"Na semifinal do Mundial, meu calção rasgou pouco antes da prova e o foco da minha adrenalina mudou. Quando vi, estava na borda, já para cair na água, nem deu tempo de pensar muito. Na final, acabei pensando demais. E acho que atleta não tem que pensar. Tem que executar", disse Fratus ao ESPN.com.br.
Bruno Fratus após a semifinal do Mundial, a prova que venceu 'sem pensar'
Crédito da imagem: Reuters
Crédito da imagem: Reuters
Lição aprendida, o nadador – que nasceu em Macaé e foi criado em Natal – pretende chegar a Guadalajara mais leve, menos nervoso. Para Fratus, a competição em Guadalaraja é a terceira mais importante do ciclo olímpico, atrás apenas dos Jogos de 2012 e do Mundial. Apesar de o nível dos adversários não ser o mesmo, ele vai ao México pensando em melhorar seus tempos, para subir no ranking mundial, que leva em contas as melhores marcas de cada atleta na temporada.
"A gente trabalha com relação ao ranking mundial. Porque às vezes o índice técnico acaba não sendo tão fidedigno. Às vezes as colocações nas provas também não são, porque você nunca sabe se o atleta está bem, se está pesado... O que fica fixo e dá pra consultar o ano inteiro é o ranking mundial", afirmou.
Na busca por suas melhores marcas, o campeão olímpico dos 50 metros, César Cielo, notabilizou-se pela mania de escrever o tempo que gostaria de bater. Fratus diz ter outra "mania".
"Eu acho legal isso que o César tem, mas a minha mania é de treinar. Eu treino como um condenado e acho que assim as coisas vão dar certo. Já escrevi o tempo, como ele faz. Mas hoje em dia, prefiro me concentrar em outras coisas, em coisas que tragam boas lembranças. Gosto, por exemplo, de ouvir a música que tocou pouco antes da final do Mundial."
A música a que o nadador se refere é "Relax, take it easy" (Relaxe, fique calmo – em português), do cantor libanês Mika.
Depois do grande desempenho no Mundial, Fratus chega ao Pan como forte candidato a medalhas. Se relaxar e ficar calmo, as chances de surpreender o campeão olímpico César Cielo aumentam.
Mas o segredo, como diz o próprio nadador, é não pensar muito nisso. "É muito mais fácil quando você faz se divertindo. Eu não nado pelo dinheiro, pela fama. Nado porque eu gosto."
Manual para Professor de Natação
EBOOK GRÁTIS: Dicas essenciais para Professores de Natação
Grupos de Whatsapp sobre Natação
Nenhum comentário